CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Desenvolvimento de aplicativos incentiva projeto na Intepp

Participantes de curso sobre sistema operacional Android são estimulados a criarem seu próprio negócio


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Desenvolvimento de aplicativos incentiva projeto na Intepp
Fábio Zanholo, durante construção do aplicativo
Foto: João Paulo Barbosa Desenvolvimento de aplicativos incentiva projeto na Intepp
Curso sobre Android, num dos laboratórios da Fipp
Foto: João Paulo Barbosa Desenvolvimento de aplicativos incentiva projeto na Intepp
Professor Suemar Contessoto durante entrega do certificado a Vitor Hugo Nunes Marini

Atualizada em 06/10/2015

A Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp) promove cursos para melhorar a qualidade de projetos no ramo de aplicativos, em parceria com a Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp). Nos últimos dois sábados, o tema proposto foi o de desenvolvimento para aplicativos pelo sistema operacional Android, com todas as 19 vagas preenchidas. Os alunos desenvolveram aplicativos, conectado à internet, para previsão do tempo. Os que tiverem interesse em levar adiante um projeto nessa área recebem da Intepp o estímulo de seis meses sem os custos da taxa administrativa, com a previsão de prorrogação da isenção por igual período.

Para o projeto ser incubado na condição de pré-residente, há a necessidade de aprovação pela coordenadoria técnica da Intepp. Essa informação é do gerente Luís Horácio Ramos Isique, que comenta que o curso consistiu em módulo de nivelamento de novas ferramentas, para estudantes e profissionais que já atuam com desenvolvimento, mas que ainda não tinham trabalhado com o Android. “Os próximos cursos serão para outras ferramentas, para outros dispositivos móveis mais complexos”, diz o gerente da Intepp, que tem na presidência o diretor da Fipp, Moacir Del Trejo, incentivador dessa proposta de estimular novos incubados.

Com carga de 16 horas, as aulas ocorreram nos dois dias das 8h às 12h e das 13h às 17h. No fim, houve emissão de certificado e aplicação de questionário de avaliação do curso. Os alunos manifestaram 100% de satisfação e disseram recomendar, enquanto 93% manifestaram interesse por outro curso, conforme revela o professor Suemar Everton Contessoto.

“Foi muito bom. Resolvi fazer pelo fato de que meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é em Android. O que aprendi aqui já fez toda diferença no estudo. A Unoeste está de parabéns, pela estrutura da Fipp que é muito boa e pela qualidade dos funcionários. Espero que sejam realizados outros cursos”, disse Luciano Nacano.

O conteúdo programático, desenvolvido e aplicado por Contessoto, ocorreu em quatro tópicos. Na introdução, foram prestadas instruções sobre como instalar e configurar o ambiente de desenvolvimento Android Studio e o Android SDK; utilização do gerenciador de logs para facilitar o debug da aplicação; manipulação de controles visuais que serão usados para interação com o usuário; tratamento de erros; janelas de diálogos e listas. No segundo tópico, o de integração do seu aplicativo com recursos do Android: arquivo de manifesto para controle de permissões do usuário; intents realização e recebimento de ligações telefônicas; navegação em sites; e compartilhamento de dados em redes sociais.

Terceiro, intitulado criando aplicativos conectados à internet: envio e recebimento de dados para servidores remotos através do protocolo http e de Restful APIs; utilização da biblioteca ION para realização de requisições em background, garantindo a responsividade do seu aplicativo; utilização da biblioteca Picasso para manipulação de imagens da internet; exemplo prático - desenvolvimento de um aplicativo de previsão do tempo obtendo dados JSON de um servidor para mostrarmos informações de temperatura, umidade, velocidade de vento e outras condições meteorológicas para o município informado pelo usuário. O quarto tópico - disponibilizando seu aplicativo no Play Store compreendeu: obtenção de licença de desenvolvedor Google; criação de certificados digitais; assinatura digital de aplicativos; e envio de aplicativos para o Google Play.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem