CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Médico pesquisador da Unoeste trabalha em hospital canadense

Após 21 anos na França, anestesiologista passará 1 ano trabalhando no Hospital Sainte-Justine


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Médico pesquisador da Unoeste trabalha em hospital canadense
Dr. Edmundo Souza Neto é vinculado à Faculdade de Medicina da Unoeste

Dr. Edmundo Pereira de Souza Neto é médico anestesiologista desde 1994 e professor pesquisador da Faculdade de Medicina (Famepp) da Unoeste em âmbito internacional, atingindo grande contribuição para a ciência, com 42 publicações e 52 apresentações em congressos já registradas. Ele morou por 21 anos na França, onde recentemente estava vinculado ao Hospital de Montauban, e desde agosto mudou-se para o Canadá, pois agora trabalha no Hospital Sainte-Justine, em Montreal, onde ficará por um ano e, depois, retornará à França.

Para conseguir o posto nessa renomada instituição, um dos mais importantes hospitais da América do Norte, Souza Neto participou de um rigoroso processo seletivo, que durou quase dois anos. “O fruto maior é o de levar o nome da Unoeste no meu trabalho como anestesista, nos protocolos desenvolvidos e nos artigos publicados!”, salienta o médico. O Sainte-Justine é uma instalação médica exclusiva para crianças, adolescentes e gestantes, com 484 leitos, cerca de 5,6 mil funcionários e 3,4 mil estagiários e estudantes. No ano passado registrou 3.520 nascimentos, 64.818 visitas de emergência e 203.276 consultas ambulatoriais.

Além de exercer a função de anestesiologista, Souza Neto está trabalhando com protocolos clínicos para cirurgia ambulatorial, em que o paciente fica hospitalizado por no máximo 12 horas. “A cirurgia ambulatorial refere-se a procedimentos cirúrgicos não emergenciais sob anestesia geral, regional ou combinada, em que o paciente é admitido e recebe alta hospitalar no mesmo dia”, explica o doutor. Segundo o professor, é possível reduzir tempo de internação hospitalar devido aos avanços nas técnicas cirúrgicas e anestésicas. “No Sainte-Justine aproximadamente 70% dos atos operatórios são realizados em regime ambulatorial. Além da melhora do bem-estar do paciente, diminui as despesas hospitalares”.

Nestes 20 anos de carreira como médico anestesiologista, Souza Neto reúne: 30 publicações em inglês, oito em português e quatro em francês; 21 congressos apresentados em inglês, 17 em português e 14 em francês; quatro cartas em inglês a revistas especializadas; e autoria em seis livros, sendo dois em inglês, dois em francês, um em português e um em espanhol. “Todo artigo publicado ou estágio feito é, para mim, uma conquista, pois representa conhecimento”, define o pesquisador, que é mestre em farmacologia cardiovascular, doutor em fisiologia cardiovascular e com pós-doutorado em métodos matemáticos da física e fisiologia cardiovascular. Tem, no currículo, inúmeros hospitais e universidades e até assistência médica voluntária nas Olimpíadas de Atenas (Grécia), em 2004.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem