CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudantes conhecem HR e trabalho dos Acadêmicos da Alegria

Atividade foi voltada aos alunos do 1º termo de Medicina, nesta quinta-feira (26)


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Estudantes conhecem HR e trabalho dos Acadêmicos da Alegria
Ação teve início no auditório do Hospital Regional de Presidente Prudente
Foto: Mariana Tavares Estudantes conhecem HR e trabalho dos Acadêmicos da Alegria
Alunos foram separados em grupos e guiados pelas professoras para conhecerem as instalações da unidade
Foto: Mariana Tavares Estudantes conhecem HR e trabalho dos Acadêmicos da Alegria
Reunião Academia-Serviço do Papp ocorreu na quarta-feira (25)


Profissionais da saúde humanizados e comprometidos com o bem-estar das pessoas são alguns dos princípios que norteiam graduações dessa área na Unoeste, desde o início da vida acadêmica. Visando essa sensibilização, nesta quinta-feira (26), o Programa de Aproximação Progressiva à Prática (Papp), da Faculdade de Medicina (Famepp) da Unoeste, levou os estudantes do 1º termo para conhecerem o Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente, local que, futuramente, eles desenvolverão atividades acadêmicas e até profissionais. Lá, os alunos conheceram um pouco do trabalho desenvolvido pelo projeto Acadêmicos da Alegria, grupo que integra estudantes de vários cursos, visando levar diversão aos pacientes.

“Esse contato com o HR visa a humanização, para que eles vejam com outros olhos esse local e avaliem de que maneira podem contribuir, pois quem ingressa num curso da saúde precisa gostar de gente. Participar como voluntário estimula essa prática do bem, pois é assim que começa o cuidado com as pessoas”, relata a enfermeira e docente da Unoeste, Neide Maria de Castilho, que atua na coordenação do Papp e também do projeto de extensão.

A visita ao hospital teve início em dos auditórios da unidade, onde foi apresentado o projeto e exibido um vídeo feito pelos voluntários, que mostra um pouco do trabalho desenvolvido no HR. “Acredito que quando nos propomos a levar alegria ao próximo, a satisfação é muito maior para nós, pois é muito gratificante ver o resultado quando sentimos a diversão das crianças que estão internadas, de seus pais e também dos pacientes adultos”, relata Thiago Henrique dos Santos, que esteve acompanhado de Stefani Perrud, ambos voluntários do projeto Acadêmicos da Alegria e alunos do curso de Fisioterapia da Unoeste.

Em seguida, os futuros médicos foram divididos em grupos e guiados pelas professoras para terem contato com o espaço físico da unidade hospitalar. “Conhecer um dos locais de atuação do médico nos aproxima da futura profissão, o que também nos motiva a contribuir cada vez mais com a área escolhida”, relata a estudante Danielli Azevedo, que é de Euclides da Cunha Paulista (SP) e pela primeira vez esteve no HR. Ela conta ainda que soube dos Acadêmicos da Alegria no início das aulas e que já participou do projeto nesta semana. “Adorei e vou continuar como voluntária”.

Seja um voluntário – Procure a secretaria da Faculdade de Medicina, no bloco H do campus I ou pelo telefone (18) 3229-1102. As atividades ocorrem duas vezes por semana (segunda e quinta-feira), mas como o grupo é grande, existe uma escala, sendo que cada equipe participa a cada 15 dias.

Atividades do Papp – Na tarde dessa quarta-feira (25), os coordenadores do Programa de Aproximação Progressiva à Prática, Alex Wander Nenartavis e Neide Maria de Castilho, se reuniram com a coordenadora das Estratégias Saúde da Família (ESF) de Prudente, Gisele Orrigo, professores do Papp e demais facilitadores das ESFs para discutirem as atividades academia-serviço. “Essas reuniões cíclicas de educação permanente são importantes porque as dúvidas são geradas durante a discussão. Além disso, a rede nos traz suas necessidades e, a partir daí, podemos trabalhar com os estudantes ações que visam sanar essa deficiência, com o objetivo de melhorar as condições de saúde das pessoas que ali residem”, explica Nenartavis.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem