CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Professor e egressa de Farmácia têm melhores vídeos do país

Representantes da graduação conquistaram primeiro e segundo lugares no 1º Concurso de Vídeos do Dia do Farmacêutico


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Professor e egressa de Farmácia têm melhores vídeos do país
Hernani e Denise ganham competição promovida pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar
Foto: Matheus Teixeira Professor e egressa de Farmácia têm melhores vídeos do país
Com os colaboradores do vídeo, farmacêuticos Thiago Souza e Daiany Scarpeta


Um professor e uma egressa do curso de Farmácia da Unoeste são ganhadores do 1º Concurso de Vídeos do Dia do Farmacêutico, promovido nacionalmente pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (SBRAFH). Colocados respectivamente em primeiro e segundo lugares, cada um ganhou uma inscrição para o 10º Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar, evento que será realizado de 12 a 14 de novembro em Curitiba (PR). Apesar de o Dia do Farmacêutico ser lembrado em 20 de janeiro, o resultado saiu somente agora, dois meses após a data comemorativa.
 
Hernani Cesar Barbosa Santos é o docente vencedor e a ex-aluna Denise Lins Watanabe é a vice. Ambos os vídeos têm dois minutos de duração, tratam da importância do farmacêutico como profissional capaz de garantir segurança ao paciente e foram feitos em colaboração com dois farmacêuticos do Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente, Thiago Santos de Souza (também formado pela Unoeste) e Daiany Scarpeta. Barbosa conta que, como rotineiramente desenvolvem videoaulas para quem vai trabalhar ou estagiar no serviço de farmácia hospitalar, a experiência os ajudou a serem julgados como os donos dos melhores vídeos do concurso.
 
No vídeo campeão, intitulado de “Farmacêutico Hospitalar na Segurança do Paciente”, Barbosa mostra algumas atividades desenvolvidas no serviço de farmácia do HR. Por ter o vídeo mais bem elaborado, o professor terá, além da inscrição no congresso, passagem e hospedagem de graça. “A participação no processo de dispensação (entrega e orientação dos remédios) garante toda a segurança, para o medicamento certo ser administrado para o paciente certo, na dose certa, no horário certo e da forma como o médico prescreveu”, declara o professor.
 
Outros pontos mostrados no vídeo campeão são como a informatização contribui para o rastreamento de remédios, o bloqueio do uso de fármacos que são interditados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e como lidar e evitar possíveis reações adversas. Esse sistema proporciona mais eficácia e agilidade, pois “agrega, à rotina, muita segurança, porque tira de lado as falhas humanas, bloqueia eventuais dispensações erradas, seja de quantidades ou doses, mediante a consultar uma informação que foi digitalizada anteriormente”, declara o professor.
 
O vídeo vice-campeão tem o título de “Farmacêutico em Oncologia: Segurança do Paciente”, de autoria de Denise Lins Watanabe, formada em Farmácia pela Unoeste e farmacêutica na unidade de oncologia do HR. Conta que o profissional precisa “ter total cuidado desde quando recebe a medicação e fazer a conferência depois da prescrição médica, higienizar o frasco para, depois, manipular com segurança”. Ela deixa claro no vídeo que somente o farmacêutico pode preparar remédios oncológicos, já que “cada medicação é para um paciente, ninguém é igual, então, com atenção, o farmacêutico dispensa para o setor de enfermagem e, com isso, garante-se qualidade do medicamento e segurança na administração dele ao paciente”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem