CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste é representada em festival de música contemporânea

Edição 2015 do evento homenageou os compositores brasileiros Gilberto Mendes e Edino Krieger


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Unoeste é representada em festival de música contemporânea
Professora na universidade, Sabrina Laurelee Schulz Toffolo apresentou o recital de piano “Dois Estudos de Gilberto Mendes”
Foto: Cedida Unoeste é representada em festival de música contemporânea
Sabrina acompanhada por Gilberto Mendes e Flo Menezes


No atual cenário musical, Gilberto Mendes e Edino Krieger são dois grandes nomes. Membros da Academia Brasileira de Música, esses compositores foram os homenageados da 2ª edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira, que ocorreu entre os dias 18 e 21 de março, na cidade de Campinas (SP). Promovido pelo Instituto de Artes da Unicamp, em parceria com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, o evento contou com várias atividades como comunicações orais, mesas redondas, palestras, recitais comentados e apresentações artísticas. Nessa última ação, a licenciatura em Música da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp) da Unoeste esteve representada, por meio da docente Sabrina Laurelee Schulz Toffolo.

“Depois de passar por uma seleção para integrar a iniciativa, apresentei, no auditório do Instituto de Artes da Unicamp, um recital de piano solo intitulado Dois Estudos de Gilberto Mendes,” revela a professora. Ela comenta que esse evento foi importante, por conta da sua relevância acadêmica e artística. “Como o festival homenageia compositores vivos, ele permitiu a troca de experiências e informações in loco, o que vai além da pesquisa bibliográfica da vida e obra dessas pessoas. Sendo assim, conversei com personalidades e mantive contato com outros músicos e pesquisadores que estiveram presentes como Flo Menezes, Antônio Eduardo Santos, José Augusto Mannis, Teresinha Prada, Maria Lúcia Pascoal e João Guilherme Ripper”.

Sabrina fala que as experiências vivenciadas complementaram o embasamento que possui sobre a história da música nacional contemporânea, bem como suas estéticas composicionais, posicionamentos perante a música atual de concerto e midiática, além dos apontamentos para o futuro da música no Brasil. “Na licenciatura em Música da Unoeste, sou responsável pelas disciplinas História da Música no Brasil e Estética da Música Contemporânea. Por isso, acredito que a bagagem adquirida contribuirá para a minha atuação, permitindo ainda, repassar aos alunos informações pertinentes à formação profissional”.

A professora aponta ainda que as relações estreitadas durante o festival podem aproximar os universitários da Unoeste junto ao atual cenário musical. “Estabeleci contatos com várias instituições como o Instituto de Artes da Unicamp e o Departamento de Música e Pós-graduação da Unesp, cuja finalidade será promover futuras visitas de grandes nomes da música brasileira em eventos promovidos pela universidade”, conclui.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem