CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudo avalia método sobre mutação de gene alusivo ao câncer

Análise comparativa estabelece correlações entre mutações e fatores ambientais incidentes à doença na pele


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Estudo avalia método sobre mutação de gene alusivo ao câncer
Santos Neto durante a defesa pública de sua dissertação
Foto: João Paulo Barbosa Estudo avalia método sobre mutação de gene alusivo ao câncer
Banca: doutores Ishiki, Fluminhan e Shimabukuro
Foto: João Paulo Barbosa Estudo avalia método sobre mutação de gene alusivo ao câncer
Santos Neto com os doutores Fluminhan, Shimabukuro e Ishiki


Estudo científico realizado junto ao mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, pós stricto sensu interdisciplinar ofertada pela Unoeste por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, resultou na dissertação sobre utilização de metodologias para análise comparativa de sequências nucleotídicas de um gene relacionado ao câncer de pele. A pesquisa, desenvolvida pelo profissional de ciência da computação Antonio Alves dos Santos Neto, com orientação do Dr. Antonio Fluminhan Júnior, foi levada à defesa pública nesta quarta-feira (8).

O autor da pesquisa levou em consideração que a exposição excessiva aos raios ultravioletas tem provocado aumento da incidência do câncer de pele, doença associada às alterações na estrutura do ácido desoxirribonucleico, mais conhecido pela sigla DNA, das células dos tecidos epiteliais. Também considerou o fato de que sequências de DNA estão disponíveis em bancos de dados genômicos, com acesso público na internet, que podem ser utilizada grande parte da variedade de aplicações relacionadas à bioinformática.

Para a pesquisa foi eleito o gene p53, um dos mais intensamente estudados, do ponto de vista genômico, que pode sofrer mutações em consequência da radiação solar. É o gene alusivo aos tipos mais comuns de cânceres de pele, com tendência de aumento de incidência nas populações de distintas regiões do mundo. Assim, a pesquisa teve o objetivo de empregar métodos de análise comparativa das sequências de nucleotídeos para avaliação de mutações do gene em diferentes países, avaliando a aplicabilidade de ferramentas disponíveis no ambiente web.

As investigações científicas foram realizadas a fim de verificar as mutações mais frequentes no p53 em bancos de dados provenientes de populações humanas dos Estados Unidos e da Europa. Foram encontradas seis sequências mutantes do gene do banco de dados americano NCBI e cinquenta no europeu EBI. A sequência original do gene foi comparada com sequências mutantes descritas em pacientes com diversos tipos de câncer de pele, por meio das seguintes ferramentas web: ClustalW, MAFFT e T-COFFEE.

Os resultados mostraram a viabilidade da abordagem proposta, permitindo a identificação de características comuns entre os mutantes analisados. “Foi possível identificar as regiões gênicas mais sensíveis às alterações nas sequências de nucleotídeos no gene p53 que poderiam, possivelmente, estar correlacionados com a patologia. Também foi possível identificar que as mutações ocorrem em regiões bem próximas, tanto para as sequências do banco de dados NCBI quanto para o EBI”, pontuou o autor da pesquisa.

Na banca examinadora da dissertação estiveram Fluminhan Júnior e seus colegas pesquisadores Hamilton Mitsugu Ishiki e Milton Hirokazu Shimabukuro, convidado junto à Unesp em Presidente Prudente. Santos Neto foi aprovado para receber o título de mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, concedido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem