CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Aparelho de uso restrito deixa vestibular ainda mais seguro

Unoeste é 1ª universidade a usar analisador de ondas milimétricas; também servirá para ensino e pesquisa


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Aparelho de uso restrito deixa vestibular ainda mais seguro
Equipamento tem classificação militar e detecta ondas de rádio e celular
Foto: Ector Gervasoni Aparelho de uso restrito deixa vestibular ainda mais seguro
Professor Carlos Magno (Eng. Elétrica) auxilia segurança na verificação


A Unoeste é a primeira universidade brasileira a adquirir um analisador de ondas milimétricas, com investimento de R$ 86 mil. O primeiro uso foi no Vestibular de Inverno 2015 para encontrar possível uso de rádios ou de celulares durante as provas – candidatos, podem ficar tranquilos, nenhuma transgressão foi detectada! Além de continuar a ser utilizado nos processos seletivos, o equipamento servirá para atividades de ensino e pesquisa do curso superior de Engenharia Elétrica.

O aparelho tem tecnologia norte-americana e no Brasil é usado por pouquíssimas organizações, como o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). Para a Unoeste, servirá para as aulas sobre sistemas de telecomunicações e eletromagnetismo, por exemplo para aprendizado com relação a celulares com tecnologias 4G e 5G (rede ainda não existente para o consumidor). “Este equipamento foi desenvolvido, inicialmente, para atender o exército americano, por isso tem classificação militar e é blindado, à prova de condições climáticas” declara Carlos Magno Barreto de Araújo, coordenador do curso de Engenharia Elétrica da Unoeste.

Na quarta-feira (24) e no domingo (28), durante a aplicação do processo seletivo de inverno, o analisador de ondas milimétricas foi usado – foi a primeira utilização num vestibular brasileiro para monitoramento de escutas (ondas de rádio) e de telefones celulares. Para que a varredura ocorresse de maneira correta, estiveram envolvidos profissionais da graduação em Engenharia Elétrica, do Departamento de Segurança e da Coordenadoria de Infraestrutura e Tecnologia da Unoeste, previamente treinados pela Keysight Technologies. O treinamento será replicado a mais funcionários da universidade e a tecnologia também poderá ser empregada em concursos externos cujas provas sejam realizadas nos campi.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem