CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Consórcio beneficiará agricultor familiar em 32 municípios

Credenciamento em serviço de inspeção sanitária permitirá agregar valor com o processamento de produtos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Consórcio beneficiará agricultor familiar em 32 municípios
Reunião para viabilizar a formação do consórcio
Foto: João Paulo Barbosa Consórcio beneficiará agricultor familiar em 32 municípios
Participantes da reunião sobre implantação do Suasa


Os dirigentes do Conselho de Desenvolvimento Territorial Rural (Codeter) do Pontal do Paranapanema estão empenhados em ampliar as possibilidades de negócios na agricultura familiar. Está sendo viabilizado consórcio que envolva 32 municípios, para o credenciamento de pequenos produtores no Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). A medida permitirá contar com o serviço de inspeção sanitária, possibilitando processar produtos de origem animal e vegetal. Basicamente, haverá benefícios na comercialização junto a programas de políticas públicas, em agregar valor aos produtos e poder fugir do intermediário, praticando a venda direta.
 
Sem inspeção, não há processamento. Sendo assim, por exemplo, o produtor somente tem condições de vender a fruta ou o leite in natura. Na condição de produtos perecíveis, a venda tem que ser rápida. O comprador da agroindústria é quem põe o preço. Se puder processar, terá condições de produzir a polpa e os derivados do leite, como são os casos do queijo e da manteiga. Aí, agrega valor e tem mais tempo de comercialização. A inspeção não se restringe à agroindústria, podendo contribuir em situações de manufatura, como é o caso de descascar e embalar mandioca, também agregando valor.
 
Em reunião na tarde desta terça-feira (9), ficou marcado um grande encontro para começar a viabilizar o consórcio. Será no dia 17 deste mês, das 13h30 às 17h30, no campus II da Unoeste, na sala 308 do bloco B2, o mesmo prédio da reunião de hoje. Representantes paulistas dos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário irão expor sobre a formalização do consórcio público e o passo a passo para implantação do Suasa no Pontal do Paranapanema. O anúncio é feito pelo coordenador executivo do Codeter, Josenilton Xavier do Amaral ‘Mossoró’.
 
Inserida no Codeter, a coordenadora de ações extensivas gerais da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste, Cidinha Martines, comenta que o serviço de inspeção viabilizará maior participação no Programa Nacional de Alimentação Escolar, que estabelece 30%, dos recursos repassados aos municípios, em compra da agricultura familiar; e no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os valores anuais para o agricultor são de R$ 20 mil no Pnae e de até R$ 15 mil no PAA, por município que conseguir comercializar, de acordo com a consultora do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Cleonilda França dos Santos.
 
Além de Mossoró e Cidinha, estiveram na reunião outros dez participantes: Maria Aparecida da Silva Batista de Lima, Marcelo Silva de Brito, Flávio Aparecido Pontes, Elza de Oliveira da Silva, Fernando Amorim Rosa, Zilma da Silva, Alexandre Bertoncello, Elisângela Batista Viudes Barbosa, Luzimar Barreto França Júnior e Luís Eduardo Lima Lisboa. Para a reunião do dia 17, a mobilização é para reunir prefeitos e secretários da agricultura. Serão enviados convites, mas também haverá contatos pessoais e por telefone.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem