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Cuidado com a aparência gera empatia, confiança e requinte

Ter essa atenção pode abrir portas, inclusive numa entrevista de emprego


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Foto: Matheus Teixeira Cuidado com a aparência gera empatia, confiança e requinte
Laboratório aprimora ensino sobre consultoria de imagem, diz Joandele, professora da disciplina do curso de Estética e Cosmética


Vinicius de Moraes já havia polemizado: “As muito feias que me perdoem / Mas beleza é fundamental”. Ninguém é obrigado a ser uma miss Brasil ou um deus grego, mas alguém pode negar que a aparência causa boa ou má impressão? Roupa, corte de cabelo, maquiagem e postura ajustados fazem com que os olhares se voltem a você!

Aparência não é tudo, claro, só que o ser humano é visual e, feliz ou infelizmente, julga pelo que vê. Se estiver condizente com sua apresentação, então, qualquer um transmite a ideia de ser agradável, gera empatia, passa confiança e requinte e nos outros desperta o interesse em conhecê-lo e ouvi-lo. A professora Joandele Cristina da Silva Barcelos, do curso de Estética e Cosmética da Unoeste, ministra disciplinas sobre maquiagem e visagismo, justamente por isso sabe que uma consultoria de imagem aprimorada resulta numa apresentação crucial da pessoa, “pois     valoriza o que ela tem de melhor e camufla o que julga ser desagradável”.

O cliente é orientado quanto ao corpo (por exemplo uma marcação na cintura), ao rosto (para disfarçar manchas ou rugas) e ao cabelo (quando recebe sugestão da melhor tonalidade e do tipo mais harmonioso). Com isso, o homem ou a mulher fica bem consigo mesmo “e como toda imagem provoca uma intenção, conseguirá passar o que deseja e o que é adequado ao perfil, não vai ser mais um no meio da multidão, vai ser o destaque” assegura a professora, coordenadora do Laboratório de Maquiagem (Habilidades Terapêuticas 4) da Unoeste.

Ter esse cuidado pode abrir portas também numa entrevista de emprego. “É importante que o candidato esteja alinhado com o perfil da empresa, atento para não se apresentar com uma aparência desleixada ou até mesmo exagerada”, declara Marcela Lensoni de Castro Lima, assistente de Recursos Humanos na Unoeste. Obviamente que algo que define a contratação é “se o candidato corresponde com as características desejadas para um determinado cargo”, no entanto, “estar bem arrumado na hora do processo seletivo é um marketing pessoal e quem se apresenta com a aparência equilibrada mostra que houve interesse e comprometimento com os ideais da instituição”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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