CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Psicologia jurídica abre leque de oportunidades no mercado

Especialização oferece preparo aos profissionais interessados em atuar na interface da psicologia e do direito


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Arquivo/Unoeste Psicologia jurídica abre leque de oportunidades no mercado
Inscrições abertas para especialização em Psicologia Jurídica


Embora a elaboração de psicodiagnósticos seja um forte campo de exercício profissional, a atuação na área da psicologia jurídica não se restringe a essa atividade. Vive um período de crescimento a demanda por questões como orientação familiar, acompanhamentos, combate à violência e participações em políticas públicas de cidadania, entre outras. Diante do leque de oportunidades, a Unoeste – por intermédio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação – oferta a especialização Psicologia Jurídica, com inscrições abertas para a segunda turma.

Aluna da primeira turma, a psicóloga Fernanda Querino Pernica fez o curso, motivada por ter obtido boa colocação no concurso do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, em 2012. Porém, entende que faltou titulação. Agora, espera por novo concurso. Formada pela Unesp em Assis, mantém-se na atividade clínica, mas seu interesse está voltado à psicologia jurídica e entende que o título de especialista poderá ser decisivo para sua aprovação. Classifica como bom o curso na Unoeste. Admite ser bom o salário oferecido ao psicólogo jurídico, na época do concurso anunciado em R$ 4.567,44.

Na ocasião foram proporcionadas 256 vagas para a Grande São Paulo, Araçatuba, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. A ampliação da atuação do psicólogo na esfera jurídica vem acompanhada da necessidade de atualização profissional, incluindo o conhecimento de terminologias jurídicas para desenvolver um trabalho de caráter interdisciplinar, que envolve profissionais com formações nas áreas do direito (especialmente advogados, promotores e juízes), assistentes sociais, educadores e sociólogos.

Além dos conhecimentos em psicologia, a atuação do psicólogo jurídico implica em novas dimensões sobre a compreensão do agir humano, dos pontos de vista dos aspectos legais, afetivos e comportamentais. A especialização na Unoeste tem esse alcance, ofertada em 20 disciplinas distribuídas em cinco módulos: 1- fundamentos em psicologia jurídica, 2- violência, instituições, transtornos antissociais e metodologia da pesquisa, 3- psicologia e direito, infância, adolescência e gênero; 4- perícia e elaboração de documentos psicológicos; e 5- avaliação psicológica.
 
A duração é de 24 meses, com carga de 360 horas e produção da monografia. São disponibilizadas 25 vagas. O processo seletivo consta de análise de currículo. Conforme a coordenadora da especialização em Psicologia Jurídica, professora Zilda Rodrigues, as aulas serão iniciadas no dia 22 de agosto, quando da aula magna proporcionada pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação aos vários cursos ofertados pela pós lato sensu. A proposta do curso está centrada na formação de especialistas para atuarem na interface da psicologia e do direito, com foco na justiça, instituições de reclusão e a violência em suas principais manifestações.

Serviço – Mais informações e inscrições: clique aqui.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem