Ações Extensivas de Destaque
UNOESTE TRANSFORMA
O programa consiste em levar às comunidades urbanas e rurais dos municípios integrantes da 10ª. região administrativa do Estado de São Paulo (Presidente Prudente e Alta Paulista) e microrregião do pontal do paranapanema, conhecimento e tecnologia por meio de ações de diversas áreas do conhecimento. Deste modo, os Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Unoeste são convidados a participar desse programa, oferecendo dentro de cada especialidade, ações de saúde, educação, capacitação, assistência especializada, atividades lúdicas e de cidadania, orientação e informação profissional, bem como para o desenvolvimento sustentável das pequenas propriedades de forma especial por meio do Projeto Pequena Propriedade Produtiva - PPPS. Tem por objetivo desenvolver atividades de caráter multiprofissional e inter/multidisciplinar, tais com, de saúde, educação, cultura, lazer, geração de renda; e meio ambiente (com atividades de educação ambiental e distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas).
TROTE DO BEM
O Programa justifica-se por promover a conscientização dos acadêmicos ingressantes no que se refere ao trote solidário. Visa ainda, a reflexão dos acadêmicos para que estes compreendam a importância da participação e o exercício de direitos e deveres, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito. Promover a solidariedade e conscientizar os acadêmicos (veteranos e calouros) matriculados na instituição. Sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância do Trote Solidário, estimulando a comunidade acadêmica o ato da doação; realizar o Trote Solidário visando à integração da comunidade acadêmica, envolvendo todos os cursos através de atividades que possam despertar a consciência social, a solidariedade e o respeito com o próximo; propiciar à comunidade acadêmica conscientização e reflexão sobre seu papel perante a sociedade.
PROMOÇÃO DE SAÚDE NO BAIRRO BRASIL NOVO. ZONA NORTE DA PERIFERIA DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP, ÁREA DE BAIXA E MÉDIA EXCLUSÃO SOCIAL
O programa visa contribuir para a formação de profissionais comprometidos com as diretrizes curriculares nacionais, que atuem com visão holística em equipe interdisciplinar e interinstitucional e promovendo a melhoria das condições de vida e saúde da comunidade e aproveitando este vasto campo para pesquisa.
SAÚDE VISUAL NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE PRESIDENTE PRUDENTE E REGIÃO – SP
O programa visa diminuir o sofrimento de crianças que aguardam por meses uma consulta em um oftalmologista. Realiza campanha educativa nas escolas, empresas e população em geral, testes de triagem de Acuidade Visual, captação de córnea e transplante de Córnea.
ATUAÇÃO MULTIDISCIPLINAR NA REABILITAÇÃO EQUESTRE
A Reabilitação Equestre é um recurso utilizado no tratamento de indivíduos com necessidades especiais, além de também contribuir para o ensino acadêmico, experiência interprofissional e pesquisas futuras, visando ainda a melhora no atendimento e evolução destes pacientes. A Equoterapia no Brasil vem se desenvolvendo de forma vertiginosa tendo em vista sua necessidade no restabelecimento de pacientes portadores de distúrbios neuropsicomotores e físicos. De acordo com os resultados obtidos com a prática da reabilitação equestre desde 2005, em Projeto de Extensão que era realizado pelos Cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia da UNOESTE, notou-se a importância de dar continuidade a este projeto e ampliá-lo com a participação dos Cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária, nas dependências desta universidade. A prática da reabilitação equestre objetiva benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais de pessoas com deficiências físicas, intelectuais e psicomotoras. Hoje visualiza-se a importância da realização deste programa para benefício dos acadêmicos e da população.
A UNIVERSIDADE NA CIDADE: TRANSFORMANDO A REALIDADE EM SAÚDE OROFACIAL INFANTIL DE CONJUNTOS HABITACIONAIS COM ALTA VULNERABILIDADE SOCIAL
A proposta do programa é promover a saúde orofacial de crianças residentes em conjuntos habitacionais com alta vulnerabilidade social Os acadêmicos de Odontologia irão levantar os problemas em relação à saúde bucal na comunidade em que será desenvolvido a ação, de acordo com os conhecimentos obtidos na graduação, e propor ferramentas para a solução destes problemas. Após o planejamento das atividades que serão desenvolvidas, os acadêmicos voltarão a campo para desenvolver as propostas e avaliar o impacto das ações.
UNOESTE + TERCEIRA IDADE
Considerando e de acordo com estatuto do Idoso, que em seu "Capítulo V"( Da Educação, Cultura, Esporte e Lazer), Art.21. prevê que "O idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade" e, considerando também o previsto no PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional, o programa proposto tem a intenção de contribuir com o GEPECC - Grupo de Extensão, Pesquisa e Ensino em Memória, Educação e Cultura, Grupo de Extensão, Pesquisa e Ensino em Gênero, Etnia, Raça e Diversidade - GEPEGERD; vinculados ao NIEX, de forma a fortalecer a relação entre universidade e comunidade, ampliando o campo para a pesquisa e a extensão universitárias. A UNOESTE se sente pronta para esta nova ação, indo de encontro, para a construção da cidadania.
Tem por objetivos promover atividades multidisciplinares com os professores das áreas, mostrando caminhos para o autoconhecimento, a melhoria da autoestima e a valorização de ser parte do grupo da Terceira Idade, criando momentos de humanização e acolhimento a este público especifico, criando um intercambio maior com a UNIVERSIDADE. Desenvolver e capacitar as pessoas da Terceira Idade, por meio do conhecimento e técnicas sugeridas no decorrer das oficinas e atividades ofertadas pela Universidade, mostrando caminhos para o autoconhecimento, a melhoria da autoestima e a valorização de ser parte do grupo da Terceira Idade, criando momentos lúdicos que só a Arte pode lhes proporcionar tudo isso em nossa Universidade. Propiciar a comunidade acadêmica um espaço plural para discussões e pesquisas sobre o envelhecimento humano. Ofertando ao corpo discente das universidades e escolas de educação superior, mais um espaço para prática de ensino/ estágio supervisionado. Oferecendo um campo de estudos voltado para a reintegração humanidade-natureza, através de práticas específicas ao ar livres desenvolvida a partir da experiência pessoal de cada um.
PROGRAMA UNOESTE SUSTENTÁVEL
A Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), Lei n. 12.305/2010, veio estabelecer mudanças de comportamentos em relação à gestão dos resíduos sólidos reunindo um conjunto de princípios, objetivos, instrumentos, diretrizes, metas e ações a serem adotadas pelas empresas em regime de cooperação com os poderes públicos, visando à gestão ambiental integrada dos resíduos sólidos e estabelecendo a responsabilidade compartilhada pela vida útil dos produtos. O Programa Unoeste Sustentável consiste no planejamento de ações a curto, médio e longo prazo para promover ações que possibilitem a implantação de um novo modelo de cultura institucional, com a inserção de critérios de sustentabilidade e economicidade, buscando desenvolver métodos que adotem os 4R´s (Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Reeducar) no âmbito dos campi da Universidade do Oeste Paulista. Tem por objetivo sensibilizar, capacitar e incentivar aos usuários dos campi quanto aos processos sustentáveis e de uso racional dos recursos naturais, como forma de disseminação dessas novas tecnologias e práticas.
PROJETO CASTRAÇÃO É A SOLUÇÃO
O presente projeto justifica-se por buscar através da castração reduzir o número de animais que vivem em condições de maus tratos, abando e assim diminuir a veiculação de doenças zoonóticas, bem como a interação entre instituição acadêmica e comunidade local. Buscando levar conhecimento aos que ali habitam, aprimoramento técnico dos discentes, contribuir para o bem animal e saúde publica. Esta ação visa melhorar a qualidade de vida todos ( animal e ser humano) e mais que isso inserir um olhar humanitário e solidário em cada participante do projeto, dimensionando a responsabilidade social em saúde pública que o médico veterinário exerce. O principal objetivo é controlar a população de cães e gatos de um bairro de vulnerabilidade social por meio de programa de castração.
ATUAÇÃO MULTIDISCIPLINAR NO DIABETES TIPO 1
Devido ao aumento do índice do Diabetes infantil, é de grande importância a atuação de profissionais capacitados nesta área, para realizar ações que garantam a qualidade de vida dos pacientes acometidos por esta doença, prevenindo as complicações comuns da doença e do tratamento. O projeto visa capacitar os acadêmicos de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição a prestarem atendimento no ambulatório de Diabetes ao grupo de crianças, adolescentes e pais ou responsáveis, orientando sobre a doença, controle glicêmico capilar a fim de evitar complicações crônicas, e proporcionar entendimento sobre a importância de aderir ao tratamento e melhorar sua qualidade de vida.
PEQUENA PROPRIEDADE PRODUTIVA SUSTENTÁVEL-(PPPS)
As ações do projeto serão executadas no sitio quatro irmãos no assentamento Florestam Fernandes no município de Presidente Bernardes, visando fornecer aos produtores rurais técnicas de implantação, produção e manejo sustentável de hortas, frutas, pastagens e bovinos de leite, proporcionando apoio ao ensino dos dissentes participantes e oferecendo subsídios ao desenvolvimento de pesquisas no local. Possibilitar a capacitação e profissionalização dos alunos integrantes da faculdade de ciências agrárias e atender as necessidades dos produtores rurais do assentamento na produção integrada e sustentável de leite, pastagens, hortaliças e frutas.
HIPOTERAPIA
A atuação em Hipoterapia é um recurso utilizado no tratamento de portadores de deficiência física, intelectual e/ou com necessidades especiais. Este projeto contribui para o processo de ensino/aprendizagem do acadêmico, possibilita a execução de pesquisas e o atendimento de pacientes de Presidente Prudente e região, visando ainda a melhora no atendimento e evolução dos pacientes atendidos. E a nossa instituição possibilita aos nossos acadêmicos esta experiência na hipoterapia, método que está em ascensão cada vez mais, o que possibilita a estes uma formação diferenciada e consequentemente os destacam no mercado de trabalho e processos seletivos. O projeto proporciona aos acadêmicos da Fisioterapia a oportunidade de atendimento de pacientes com distúrbios psicomotores, intelectuais e neurológicos na hipoterapia e todas as situações enriquecedoras que essas ações proporcionarão. Promove a experiência de trabalho em equipe multidisciplinar.
TECNOLOGIA E AÇÃO CIDADÃ: SINERGIA PARA INCLUSÃO SOCIAL
Há, no município, um considerável número de crianças, adolescentes e idosos em local de acolhimento (Lar dos Meninos, Lar Santa Filomena e Lar São Rafael, Vila da Fraternidade). Essa população necessita de momentos de lazer, tecnologia, educação em saúde, estímulo à leitura (literatura infanto-juvenil), apoio psicológico e, principalmente, serem vistos pela comunidade externa ao ambiente, ou seja, segmentos da sociedade. Discentes acadêmicos precisam enxergar, além dos muros de seu convívio diário, a realidade social de crianças, jovens e idosos em locais de acolhimento. Toda instituição de ensino deve proporcionar à sua clientela estudantil momentos de prática da cidadania, a fim de despertar o "olhar crítico e cidadão" para segmentos vulneráveis da sociedade. Utilizar a tecnologia para promover a inclusão social de crianças, adolescentes e idosos em locais de acolhimento, no município. Desenvolver ações de Educação em Saúde (higiene pessoal e saúde bucal) na clientela assistida no Lar dos Meninos e Lar Santa Filomena e Vila da Fraternidade. Proporcionar aos idosos residentes em locais de acolhimento, momentos de lazer e contato com o mundo externo. Dar visibilidade à realidade social de crianças, jovens e idosos, em locais de acolhimento. Conscientizar acadêmicos sobre seu papel na sociedade como indivíduo de transformação.
BRINQUEDOTECA HOSPITALAR
O projeto visa favorecer a humanização do espaço hospitalar e a recuperação do paciente de forma integrada e que contemple os aspectos biopsicossociais. Atividades desta natureza auxiliam também na formação do futuro profissional, ampliando sua visão da intervenção psicológica e das pesquisas na área de saúde. Minimizar o stress da internação tanto da criança quanto de seu acompanhante.
ACUIDADE VISUAL EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE PRESIDENTE PRUDENTE – SP
A incidência de problemas visuais em escolares do Ensino Fundamental das Escolas Estaduais de Presidente Prudente tem aumentado nos últimos anos e o serviço de saúde não tem conseguido atender tamanha demanda. Esse projeto visa a prevenção e detecção precoce de problemas visuais em crianças matriculadas no 6º ano do Ensino Fundamental das Escolas Jurisdicionada a diretoria de Ensino da Região de presidente Prudente – SP.
PROGRAMA DE INTERVENÇÃO E TRATAMENTO PARA POPULAÇÃO TABAGISTA UNOESTE
Estes programas têm seu formato embasado em diretrizes do Ministério da Saúde que tornou como uma de suas prioridades as ações de controle do tabagismo. Os objetivos destas ações são auxiliar tabagistas a abandonar o hábito de fumar e promover sua manutenção. O embasamento desse tipo de programa consiste na associação da terapia cognitivo-comportamental (TCC) com a medicamentosa. A TCC é constituída de reuniões em grupo, ou individuais, que favorecem o autoconhecimento da dependência nicotínica e a mudança de comportamento dos pacientes, visando à abstinência nicotínica. Já a terapia medicamentosa engloba uso de antidepressivos específicos associados ou não à terapia de reposição nicotínica. O objetivo desse projeto é a execução de um programa de abordagem e intervenção a população tabagista na Universidade do Oeste Paulista, além de proporcionar aos acadêmicos de graduação (Fisioterapia, Medicina, Fonoaudiologia, Odontologia e Nutrição) a vivência neste tipo de atendimento.