Tema e objetivos

XXIII ENAPI - Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica

XVI ENAEXT - Encontro Anual de Extensão

XV ENAENS - Encontro Anual de Ensino Superior



Cultura maker: imaginar, conectar e inovar

Imaginar, compartilhar, criar, fazer, testar, aprender, refazer, inovar e repetir. Seja na educação, negócios ou sociedade, há uma dinâmica de ações, desde o início do século XXI, ditada pelas gerações denominadas Y, Z, conectada ou touch, que tem impactado e criado novos paradigmas em diferentes áreas. Nesta dinâmica, a pesquisa, o ensino e a extensão passam a considerar que as teorias e conceitos não devem ser abandonados, porém a aprendizagem ganha foco, assim como as experiências vivenciadas nesse processo. Denominada cultura maker ou movimento maker, a aprendizagem “mão na massa” é baseada, entre outros aspectos, nos princípios de compartilhar as ideias e resultados a qualquer momento, gerando conhecimento e, consequentemente, inovação.

Tema central do nosso evento em 2018, a cultura maker abre espaços para problematizar estratégias de ensino e de aprendizagem, como as metodologias ativas, aula invertida, aula laboratório, estudo de caso, aprendizagem baseada em problemas (PBL), aprendizagem baseada em projetos, instrução pelos pares, design thinking e outras. Tempos de mera aquisição de informações em sala de aula estão sendo substituídos pelo desenvolvimento de competências e habilidades que proporcionam ao estudante a necessária flexibilidade e adaptabilidade para sua vida profissional, que é vivenciada em um mundo de constante complexidade.

O desafio, diante desses novos paradigmas, é construir uma nova ecologia cognitiva, em que surge o espaço para o debate sobre a concepção de novos ambientes de aprendizagem, em uma dinâmica de autoformação e desenvolvimento da compreensão, objetivando a evolução de uma consciência globalizada, baseada em uma lógica científica, acadêmica, cultural e social cada vez mais transformadora.

Objetivos

  • Apresentar e analisar as transformações da universidade nas formas de ensino e aprendizagem, com foco na autonomia e fazer dos estudantes.
  • Fomentar o debate sobre o desenvolvimento de atividades colaborativas e interconectadas realizadas nos âmbitos de ensino, pesquisa e extensão universitárias.
  • Permitir um diálogo colaborativo sobre a transição da cultura de receber informações para o movimento de criar, compartilhar e inovar, disponibilizando ideias, produtos e processo de forma mais ágil para a educação e a sociedade conectada.
 Unoeste