CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste Guarujá promove 1º Simpósio Interligas

Evento discutiu o enfrentamento à violência contra a mulher e recebeu profissionais de diferentes áreas de conhecimento


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriel Marques Unoeste Guarujá promove 1º Simpósio Interligas
Violência sexual em crianças e adolescentes foi um dos temas abordados pelo Dr. Antônio Briceño Armas

A Unoeste Guarujá realizou no último sábado (13), o 1º Simpósio Interligas com o tema “Enfrentamento à Violência Contra a Mulher”, realizado em parceria com a Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia de Guarujá (Lagog), a Liga Acadêmica de Saúde da Criança e do Adolescente (Lascea) e a Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (Lasc). Especialistas de diferentes áreas, entre médicos, enfermeiros, psicólogos, agentes comunitários, cirurgião-dentista, delegada e filósofo, participaram do evento que teve ciclo de palestras, conversas e debates.

Os convidados abordaram diversos apontamentos acerca do assunto, como o impacto da violência contra as adolescentes, o atendimento à mulher vítima de violência, a violência obstétrica e as linhas de cuidados às mulheres na atenção primária de saúde. Assuntos transversais, como o machismo estrutural e os cuidados com a população transexual, também foram abordados. 

Durante a abertura do simpósio, o coordenador administrativo do campus de Guarujá, Dr. Geraldo Alécio de Oliveira, destacou a importância de debater esses assuntos dentro da universidade. “É isso que caracteriza uma universidade, estes encontros e debates. É um local de troca de informação. Espero que tenha muitos mais encontros deste tipo e eu fico feliz de ver alunos de todos os termos por aqui”, conta.

Conhecimento compartilhado

A presidente da Lagog e aluna do 8º termo de Medicina, Gabriela Bernardi Freitas, elogiou a organização e a programação do evento. “Como o primeiro evento interligas, é muito importante para todos saberem o que é uma violência obstétrica, uma violência contra uma criança do sexo feminino, entre outras. Eu achei incrível. É muito bom ver que a Unoeste ajuda a gente a promover esse tipo de evento, e isso me deixa muito feliz”, afirma.

Foto: Gabriel Marques Violência obstétrica e linhas de cuidados às mulheres na atenção primária de saúde pelo cirurgião dentista Guilherme Augusto Braga Silva
Violência obstétrica e linhas de cuidados às mulheres na atenção primária de saúde pelo cirurgião dentista Guilherme Augusto Braga Silva

A secretária da Lasc e acadêmica do 3º termo de Medicina, Laura Maria Nunes de Oliveira, ressaltou o poder da informação em situações de violência. “Aqui [no simpósio] você consegue propagar a informação verídica a respeito da violência contra a mulher. Assim, as mulheres conseguem saber como e quando procurar ajuda e como proceder quando sofrer uma violência”, aponta.

Já a presidente da Lascea e acadêmica do 6º termo de Medicina, Gabriela Suman Venâncio Alves, destacou a importância do assunto escolhido. “A violência está muito dentro da sociedade e nós, estudantes, enquanto futuro da medicina, temos o dever de mudar isso. Então, o Simpósio Interligas é mais que uma palestra de conscientização”, destaca.

Por fim, a coordenadora da Lagog e da Lascea, a professora Adriana Silva de Moraes, enalteceu a importância em realizar um evento com pautas tão importantes e necessárias de serem trabalhadas nos dias atuais. “A alegria de tê-los aqui hoje é fenomenal. Essa alegria é indescritível, considerando que sou enfermeira obstetra e trabalho com a saúde da mulher há 20 anos. Discutir isso dentro de uma faculdade, onde criamos seres pensantes enquanto sociedade é fundamental”, considera.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem