Atividade ensina elaboração de planejamento pedagógico
Planejar práticas pedagógicas e compreender diversidade cultural do Brasil são objetivos do projeto
Em comemoração ao Dia do Pedagogo (20 de maio), acadêmicos do 3º termo de Pedagogia da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp) da Unoeste encerraram atividades de um projeto de extensão de forma prática. A 1ª Mostra Pedagógica da Disciplina de Didática abordou a temática “Os aspectos culturais do Brasil na sala de aula”. Professora da disciplina de Didática e responsável pelo projeto, Elisa Gomes Magalhães informa que os alunos mergulharam no universo do planejamento pedagógico e conheceram documentos escolares como projeto político-pedagógico, planos de ensino, de curso e de aula.
Conforme Elisa, no decorrer da disciplina os acadêmicos aprenderam como se dá a construção de um plano de aula. O planejamento da aula é a base para o sucesso da aprendizagem do aluno, se o professor pensa e planeja sua aula considerando o que o aluno já sabe, o que precisa saber e o que professor pode oferecer como possibilidade de conhecimento e reflexão, a aula tenderá a ser um momento de aprendizado e reflexão para os alunos. Para chegar a isso, os alunos construíram seus planos de aula cuja temática permeou as regiões do Brasil, e em grupos realizaram a apresentação de seus trabalhos durante a mostra pedagógica, que recebeu visita de alunos e professores de Pedagogia.
“Como professora, posso afirmar que foi um momento rico em aprendizado aos futuros professores, pois nessa primeira mostra eles puderam organizar as aulas que ministrariam para seus alunos de modo interdisciplinar e puderam colocar em prática seus talentos por meio da exposição dos trabalhos”, verifica Elisa. Durante a apresentação dos trabalhos, estudantes e professores puderam avaliar o papel do pedagogo no cenário educacional, sua atuação, sua criatividade e as possibilidades de seu trabalho em prol do aluno.
Talita Breschi, acadêmica do 3º termo de Pedagogia, falou da excelente oportunidade de estudar nas aulas teóricas e depois colocar em prática o planejamento de aulas, em que os temas foram relacionados aos aspectos culturais das regiões. “Senti a sensação de ser uma pedagoga, de planejar, de organizar um plano de aula e suas etapas, avaliar constantemente a aprendizagem, além de apresentar e desenvolver atividades que levam o aluno a aprender através das situações do seu dia a dia”, finaliza Talita.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste