CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Biomedicina integra evento nacional e internacional na área

Curso da Unoeste foi representado em principal congresso na América do Sul, de 19 a 22 de outubro


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Biomedicina integra evento nacional e internacional na área
Dr. Marcus Vinicius Pimenta Rodrigues ministrou palestras no congresso
Foto: Gustavo Justino Biomedicina integra evento nacional e internacional na área
Acadêmicas Joyce Marinho de Souza e Lívia Cafundó Almeida com o professor doutor Marcus Vinicius Rodrigues

Tecnologia a serviço da saúde e do meio ambiente, assim, o 15º Congresso Brasileiro de Medicina e o 3º Congresso Internacional de Biomedicina foram realizados pela primeira vez no sul do país, mais especificamente no município de Bento Gonçalves (RJ), de 19 a 22 de Outubro. Trazendo palestrantes ilustres do Brasil e do Chile, e acadêmicos de todo o país, o evento considerado o principal da América do Sul reuniu 36 áreas de atuação da disciplina e contou com a participação da Unoeste, por meio do coordenador do curso de Biomedicina, professor doutor Marcus Vinicius Pimenta Rodrigues.
 
Nesta edição, o congresso que é bienal, visou à troca de informações e atualizações na área da saúde privilegiando o ensino, pesquisa e a área diagnóstica, além de consolidar o curso no país e fortalecer a profissão. Bom para Rodrigues, que na sua sexta participação no evento, ministrou palestras e foi membro da comissão julgadora dos melhores trabalhos. Ficou ainda mais satisfeito desta vez, em razão de ser um dos articuladores do evento. “Normalmente a gente vai para aprender boas práticas, e aprende muita coisa boa. Mas desta vez fomos nós os parâmetros para os outros. Eu explicava como as coisas funcionam na Unoeste, por exemplo, na estrutura de pesquisa, e os demais coordenadores se interessaram, querem aplicar agora”.
 
Ser referência exige dedicação e constante busca por mais conhecimento. No início do mês de outubro, a docente Daniela Vanessa Moris apresentou trabalhos desenvolvidos por acadêmicos de Biomedicina no 7º Congresso Brasileiro de Micologia. Entre 29 de setembro e 1º de outubro, a professora Valéria Catanelli Pereira recebeu menção honrosa, pelo melhor trabalho no formato pôster no Congresso Sulbrasileiro de Infectologia, apresentando a “Avaliação de suscetibilidade aos antimicrobianos e produção de biofilme em Staphylococcus aureus isolados de jalecos de universitários”.
 
Incentivo à evolução
E os bons ventos seguem soprando a favor da Unoeste. Isso porque uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que tem como premissa financiar a investigação, o intercâmbio e a divulgação da ciência e tecnologia no Estado, premiou com duas bolsas o Dr. Marcus Vinicius Pimenta Rodrigues, graças a projetos desenvolvidos com duas alunas.
 
A estudante Joyce Marinho de Souza, acadêmica do curso de Biomedicina, produz estudo sobre a distribuição geográfica voltada a casos de sífilis no Pontal do Paranapanema. Já a Lívia Cafundó Almeida, aluna do curso de Medicina, tratou dos casos de tuberculose no Pontal do Paranapanema. “É uma honra porque estamos falando de agência rigorosa do país”, explica Rodrigues.
 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem