CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Bolsa Santander é conquistada por estudante de Arquitetura

Pelo Programa Fórmula Santander, contemplada com a bolsa estudará seis meses na Universidade Lusófana, em Portugal


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Bolsa Santander é conquistada por estudante de Arquitetura
Adriana Lie Hashinaga estudará seis meses em Lisboa

Dentre 695 inscritos pela Unoeste no Programa Fórmula Santander 2016, a estudante de Arquitetura e Urbanismo Adriana Lie Hashinaga chegou à fase final do processo de seleção, fazendo parte de um grupo de 30 candidatos. Foi a selecionada para receber a bolsa de 5 mil euros e fazer intercâmbio de estudos no exterior, durante o primeiro semestre de 2017. O resultado foi anunciado na tarde desta terça-feira (25) pela Reitoria, através da Assessoria de Relações Interinstitucionais. A entrega da bolsa pelo banco Santander será feita no GP Brasil de Fórmula 1, em novembro.
 
Adriana está no 9º termo do curso que ingressou no segundo semestre de 2012, no qual irá retardar em seis meses sua formatura, mas entende que vale pela experiência do intercâmbio internacional. Irá estudar na Universidade Lusófana de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa; uma das cinco instituições com as quais manteve contado em Portugal e que era, exatamente, sua primeira opção e da qual obteve a carta de aceite apresentada na última etapa do processo de seleção para obtenção da bolsa Santander.
 
Natural de Presidente Prudente, Adriana é a filha do meio de Aparecida Iinuma e Carlos Hashinaga e tem mais uma irmã do segundo casamento de seu pai. Neta de Paulo Hashinaga, que foi radialista e colunista do jornal O Imparcial. Fez o ensino médio na Escola Estadual Monsenhor Sarrion. Pela primeira vez fará uma viagem internacional e acredita que, além do bom histórico escolar e de seu contato com as universidades portuguesas, sua participação em extensão e iniciação científica contribuiu para que fosse contemplada com a bolsa.
 
Integrando um grupo de cinco alunos e com orientação da professora Sibila Corral de Arêa Leão Honda, está envolvida na pesquisa sobre a arquitetura de escolas de ensino fundamental, cujos resultados parciais foram apresentados no recente Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe). Aliás, já são três anos participando do Enepe, sendo que somente em 2014 teve cinco trabalhos aprovados. Também participou de dois concursos, em projetos feitos em grupo: um deles sobre InfoPoint para o Rio de Janeiro.
 
O outro concurso foi sobre projeto steel frame, que consiste em construção feita em quadros de aço leve, promovido pelo Centro Brasileiro de Construção em Aço (CBCA). Fala com entusiasmo dos projetos que tem participado, mas demonstra notável animação com o intercâmbio, sobre o qual acredita que irá agregar bastante valor ao seu currículo. “Na verdade, a experiência extraclasse, certamente será um diferencial curricular”, avalia.
 
Por intermédio da colega de curso Camila Aline da Silva Le Bourlegat, que está na Universidade de Évora – na região do Alentejo, Adriana se mantém informada sobre Portugal. Elas compartilham o gosto pelo patrimônio histórico, abundante em terras portuguesas. Camila foi uma das dez contempladas com bolsas Ibero-americanas, também ofertadas pelo Santander, no primeiro semestre deste ano. Na Unoeste, o apoio para quem vai e para quem está no exterior é centrado na Assessoria de Relações Interinstitucionais, pela qual responde o Dr. Antonio Fluminhan Júnior. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem