CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Classificados para intercâmbio agradecem oportunidade única

Convênio entre Santander e Unoeste permite que mais dez estudantes façam período de estudo no exterior


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Classificados para intercâmbio agradecem oportunidade única
Rodrigo, Bruna, Mariana, Camila, Maikiane, Beatriz e Adriele

Sai a lista dos dez contemplados do Programa de Bolsas Ibero-americanas 2016, pelo qual o banco Santander, em convênio com a Unoeste, oferece um semestre de estudos no exterior para estudantes de cursos de graduação. Foram 308 inscritos, dos quais 175 passaram pelo critério de rendimento acadêmico, tendo 7,0 como a nota de corte. Pelo cumprimento das exigências burocráticas em tempo hábil, incluindo contato prévio com a instituição de destino, restaram 45. Feitas as entrevistas, saíram os dez que foram comunicados nesta quarta-feira (20) e sete já assinaram o termo de concessão das bolsas junto à Assessoria de Relações Interinstitucionais, em nome da Reitoria.

Para Camila Aline da Silva Le Bourlegat, que no primeiro semestre deste ano concluiu o 8º termo do curso de Arquitetura e Urbanismo, o intercâmbio surge em sua vida como oportunidade única. “Eu não teria condições de estudar um período na Europa se não fosse o Santander e a universidade. É um sonho”, diz a jovem que é de Pirapozinho (SP) e obteve o aceite de duas universidades portuguesas, restando ainda escolher uma delas: Autônoma ou Nova, de Lisboa. Bruna Akemi Gimenes Sugano, que é de Presidente Prudente, fechou o 6º termo de Jornalismo, também fala em oportunidade única. Ela irá para a Universidade do Porto e seu foco principal está em ampliar os conhecimentos sobre assessoria de imprensa.

A estudante de Design de Interiores, Beatriz Jardim Santana, também de Prudente, vai trocar o último termo pelo intercâmbio na Universidade de Coimbra. “É um sonho que irá ajudar na minha realização profissional”, comenta Beatriz, que pretende a carreira docente e que em Portugal irá fazer três disciplinas, vinculadas à licenciatura, mestrado e mestrado integrado. Adriele de Souza Gomes, de Flórida Paulista (SP) e que estuda Medicina Veterinária, irá para a Universidade do Porto. Tendo encerrado o 6º termo, ainda não definiu as disciplinas que cursará no exterior, mas tem a certeza de que irá se aperfeiçoar com novos conhecimentos e enriquecer o currículo.

Mariana Carrijo dos Santos Dalefi Andrade, de Pirapozinho, faria neste semestre o último termo do curso de Engenharia Civil. Ao receber o resultado de sua classificação entre os dez contemplados com bolsa, conta que se viu dividida entre a alegria e a tristeza por ter que abandonar a turma e retardar sua formatura, mas que prevaleceu a felicidade em poder estudar um semestre na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. Procedente de Muriaé, no interior do Rio de Janeiro, Maikiane Aparecida Nascimento está no 5º termo do curso de Biomedicina, e irá para a Universidade do Porto, onde fará três disciplinas, todas ministradas na língua inglesa; o que, conforme ela, proporcionará melhorar a fluência no idioma.

“Eu sempre tive fé. Inscrevi-me no ano passado no Fórmula Santander e cheguei até o final. Porém, a carta de aceite chegou somente um mês depois do final de seleção. Agora, consegui reunir todos os documentos necessários e até para a viagem está tudo certo”, conta Maikiane, que compartilhou sua alegria com tios e primos no Rio, seus parentes mais próximos, já que é órfã de pais e foi criada pela avó. Rodrigo Marciel Elias, que é de Prudente e está na metade do curso de Administração (oito termos) vai para a Universidade da Madeira, em Portugal. “Quando recebi a informação, sobre minha classificação, nem acreditei. Aliás, nem almocei direito. O garfo tremia. Comi um terço do que tinha posto no prato. Chorei junto com minha mãe, Rosana”, diz.

Dos dez contemplados, sete estiveram hoje à tarde na Assessoria de Relações Interinstitucionais e os outros são esperados para assinarem os termos de adesão e de compromisso com o programa. Os outros três são: Ellen Caroline Pereira Andreasi, do curso de Educação Física, vai para a Universidade de Algarve (Portugal); Nádia Nóbrega Valdo, da Zootecnica, irá para a Universidade do Porto; e Franciele Ferreira de Oliveira, do curso de Agronomia, vai para a Universidade Autônoma de Sinaloa, no México. Conforme o assessor de relações interinstitucionais Antonio Fluminhan Júnior são quatro suplentes: Pedro Sierra Alves (Engenharia Civil), Mariane Gonçales Olivo (Arquitetura), Clara Dias Nascimento (Jornalismo) e Amanda Beatriz Novais (Veterinária).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem