CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Mestrado em Ciências da Saúde anuncia seleção da 1ª turma

Projeto pedagógico contempla demandas da região, multidisciplinaridade e proposta de descentralização


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Mestrado em Ciências da Saúde anuncia seleção da 1ª turma
Carneiro e Jossimara: projeto arrojado e ótimas expectativas

Edital publicado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da Unoeste anuncia e oferece as regras do exame de seleção para 12 alunos regulares que comporão a primeira turma do mestrado em Ciências da Saúde, com aulas a partir de março de 2017. A nova pós stricto sensu apresenta projeto pedagógico que contempla estudos científicos sobre as principais demandas da região; a multidisciplinaridade e a proposta governamental de descentralização, sendo que, ao longo dos anos, os cursos dessa área eram centralizados em São Paulo.
 
A proposta, em toda sua dimensão, e o corpo docente, que atende ao alto nível de exigência em produção científica dos órgãos reguladores do ensino superior no Brasil, oferecem aos profissionais da saúde e de áreas afins a possibilidade de qualificação exigida pelo mercado, incluindo os que têm interesse pela titulação como requisito para lecionar na graduação. O mestrado é resultado de um projeto arrojado que pretende fazer de Presidente Prudente e região referência como centro de pesquisa em ciência da saúde.
 
Ao anunciarem a publicação do edital, o coordenador Dr. Luiz Euribel Prestes Carneiro e a vice-coordenadora Dra. Jossimara Polettini, manifestam ótimas expectativas, inclusive diante do histórico de construção do projeto pedagógico, iniciado em 2014. Três consultores externos, contratados pela universidade, contribuíram para montar um curso de excelência, aprovado em 2015 pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes), em nome do Ministério da Educação, que nas vistorias feitas enalteceu também a infraestrutura da Unoeste.
 
Um dos pontos positivos, que culminou com a deliberação favorável, é a proposta de atender as principais demandas, na área de saúde pública, da 10ª região administrativa, especialmente abrangendo o Pontal do Paranapanema, por conta de possuir o maior número de assentamentos e assentados em programas de reforma agrária do país. Outro fator está na maior concentração de presídios e de pessoas vivendo em privação de liberdade no Estado de São Paulo, incluindo o grande número de trabalhadores no sistema prisional e seus familiares.
 
As duas linhas de pesquisa do programa contemplam tais populações, que são sobre doenças infecciosas e parasitárias e doenças crônicas e agravo de saúde.  O profissional que pretende fazer o mestrado já pode preencher o cadastro de interesse. As inscrições irão de 1º de outubro a 4 de novembro. O exame de seleção será realizado em três etapas. A primeira, eliminatória e não presencial, para avaliação do pré-projeto que deve seguir as especificações do edital, juntamente com termo de compromisso de orientador credenciado do curso.
 
A segunda etapa será eliminatória e presencial, com apresentação oral do pré-projeto e arguição pelos pesquisadores componentes da banca examinadora. A terceira etapa, classificatória e não presencial, será para análise do currículo na Plataforma Lattes, seguindo como critérios para pontuação a formação e experiência profissional, produção técnico-científica e participação em eventos. O resultado final será divulgado no dia 20 de dezembro.
 
Serviço – Mais informações no site da Pós Unoeste. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem