CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Acordo entre Unoeste e Receita favorecerá aluno de Contábeis

Medida vai beneficiar acadêmicos que serão treinados para assessorarem, ainda dentro da faculdade, MEIs e pessoas físicas para regularização junto à Receita Federal 


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Emerson Sanchez Acordo entre Unoeste e Receita favorecerá aluno de Contábeis
Cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Receita e a Unoeste foi realizada na manhã desta sexta-feira, no campus 1

Com a proposta de tornar a prática contábil uma constante dentro do curso de Ciências Contábeis, a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) deu mais um passo importante nesse sentido ao celebrar, na manhã desta sexta-feira (16), junto à Delegacia da Receita Federal do Brasil em Presidente Prudente, Acordo de Cooperação Técnica para realização de atividades de cidadania fiscal, por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). A medida vai beneficiar os acadêmicos de Ciências Contábeis, que por meio de atividades curriculares ou de natureza extracurricular ou complementar, deverão ser treinados pela Receita para assessorarem, ainda dentro da faculdade, microempreendedores individuais (MEIs) e pessoas físicas para regularização junto ao órgão de responsabilidade e administração dos tributos federais.

“A grande importância em celebrarmos esse acordo é contribuir na formação dos alunos, porque cada um vai ter uma visão de como a Receita Federal atua, principalmente na parte fiscal. A outra importância é que esses alunos, depois de treinados pela Receita, prestarão um serviço ainda mais efetivo para a sociedade, pois vão assessorar pequenos e microempresários, podendo vivenciar essa experiência por meio de uma estrutura que estará montada aqui na faculdade”, adiantou o delegado da Receita Federal de Prudente, Dr. Sérgio Lourenço Júnior, que foi recebido nesta manhã, no campus 1 de Prudente, pelo diretor geral da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima.

Além deles, também participaram da cerimônia de assinatura o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unoeste, Luiz Roberto Darben, o delegado adjunto da Receita Federal em Prudente, Dr. José Carlos Dias, a assessora de Comunicação e coordenadora do NAF, Mônica Botelho, e o advogado Dr. Marcelo Farina Medeiros, do Departamento Jurídico da Unoeste. 

Dr. Sérgio Lourenço explicou que o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Receita já existe há um certo tempo e está sendo disseminado agora dentro das faculdades. “Há um interesse para que haja um aumento da capilaridade do atendimento da Receita Federal e também engajamento, ou seja, uma maior proximidade com os alunos e a faculdade para que todos tenham uma mesma sintonia, no sentido de prestar o melhor serviço à sociedade. Inicialmente, vamos oferecer um treinamento, uma capacitação aos alunos que será feita com acompanhamento. Um servidor será designado para poder esclarecer tudo que tem que ser esclarecido. Dessa maneira, os alunos serão incluídos dentro desse contexto de prestar uma assessoria contábil fiscal à sociedade”, completou, acrescentando que além da expertise, muitos alunos podem mostrar interesse na área fiscal depois de formados.

Contribuições ao aluno

Cabe destacar que aos alunos da Unoeste, essa parceria vai proporcionar conhecimento acerca da função econômica e social dos tributos, bem como sobre os direitos e deveres associados à tributação e suas obrigações. Tudo isso se dará por meio de discussões, palestras, grupos de estudo, treinamentos e visitas guiadas à Receita Federal. Os estudantes também serão qualificados para o futuro exercício profissional, pois colocarão em prática todo o aprendizado teórico que adquirem em sala de aula. E na dinâmica, depois de treinados pela Receita, vão oferecer orientação contábil e fiscal a contribuintes pessoas físicas e jurídicas, a exemplo de pessoas físicas de baixa renda, microempreendedores individuais, pequenos proprietários rurais e entidades sem fins lucrativos.

Foto: Emerson Sanchez O diretor geral da Apec, Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, em assinatura do acordo
O diretor geral da Apec, Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, em assinatura do acordo

Darben, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unoeste, não tem dúvidas de que esse acordo firmado trará uma importante contribuição não somente na formação do aluno, mas também para o trabalho já desenvolvido pelo corpo docente dentro da universidade. “Quando se fala dos professores, isso também é muito importante ressaltar. Por que? Nós vamos ter essa relação, esse elo de ligação, professores e Receita Federal, que será o intermediador disso. Mas, evidentemente nós temos que ter o acompanhamento do professor com os estudantes, na formação principalmente. Isso vai ser extremamente importante em sua formação acadêmica, porque quando ele terminar o curso, já vai conhecer todos esses trâmites da área federal, dos cumprimentos das obrigações acessórias”, enfatizou.

Embora o treinamento ser da Receita Federal, Darben ressalta que nesse trabalho também haverá acompanhamento dos professores. “Nós vamos ter realmente um professor responsável pelo escritório piloto, que já existe no curso, e evidentemente com a participação dos alunos. E aí nós vamos criar aquele fator multiplicador. Teremos uma equipe que estará ligada diretamente nesse serviço, que vai multiplicar todos esses conhecimentos para todos os estudantes. Porque nós temos sempre a preocupação de levar a prática pro aluno, que inclusive tem sido pedido em todas as avaliações que fazemos. Eles querem prática”, finalizou.

 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem