CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Arte de ensinar é celebrada na abertura do 9º Enped

Papel dos educadores foi evidenciado pela Unoeste, durante o Encontro Pedagógico dos Docentes, realizado nesta quarta-feira (25)


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Arte de ensinar é celebrada na abertura do 9º Enped
Mais de 500 professores confraternizaram e trocaram experiências em evento organizado pela Reitoria e Pró-reitoria Acadêmica

Em 2017, a Unoeste celebra 45 anos. Nesse período, a universidade formou mais de 80 mil profissionais e, atualmente, conta com mais de 20 mil alunos nos seus cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e a distância, além dos cursos técnicos. “Somos a única universidade particular de Presidente Prudente e região que possui um capital humano fantástico. Para se ter ideia, dos 1,5 mil colaboradores, mais de 700 são professores, sendo que 81% deles são mestres ou doutores. Números que refletem a excelência da instituição em ensino, pesquisa e extensão”. Essas informações foram destacadas pelo pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, durante a abertura do 9º Encontro Pedagógico dos Docentes (Enped), realizado nesta quarta-feira (25), no Espaço Solarium, campus II.
 
Engenheiro agrônomo por profissão, Creste compartilhou com os presentes que escolheu ser professor. “Independentemente da formação técnica, todos nós podemos ser considerados artistas da educação. Façam da sala de aula o melhor espetáculo de suas vidas, encantando os alunos com o conhecimento, lapidando-os para que se tornem grandes profissionais”.
 
O pró-reitor Acadêmico aproveitou para parabenizar o trabalho realizado pelo corpo docente da Unoeste e lembra que ele é um dos responsáveis pelo sucesso e reconhecimento da universidade perante a sociedade. “Dados emitidos pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) apontam que 43% dos ingressantes escolhem a Unoeste por conta da qualidade de ensino. Essa estatística reflete a competência técnica e didática que vocês possuem, permitindo ainda, que a instituição faça a diferença e contribua para que Presidente Prudente seja uma das melhores cidades para se viver”.
 
Em suas considerações, Dr. Adilson Guelfi, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Extensão e Ação Comunitária, lembrou que a liderança é característica principal para se romper paradigmas. “Com o amor, agregado ao trabalho focado em uma formação estratégica e profunda, os professores líderes são capazes de se reinventar e de gerar situações propícias ao conhecimento”.
 
Quem também esteve na abertura do Enped foi o diretor administrativo do Hospital Regional (HR), Frei Jacó Silva. Ele declarou que esse momento especial, preparado com grande zelo pela Unoeste é uma oportunidade de lembrar a importância do acolhimento. “Está na hora de não olhar apenas para a laranja, mas sim, para a laranjeira. Por isso, aconselho aos docentes que tenham uma postura acolhedora. Esses milhares de alunos que chegam todos os dias às salas de aula precisam do melhor de vocês e, mais do que conhecimento técnico, anseiam por palavras amigas, abraço e um olhar sincero”.
 
Para encerrar as colocações da noite, a coordenadora pedagógica, Darcy Alessi trouxe o vídeo do capítulo “Quando a escola é de vidro” do livro “Este admirável mundo novo” de Ruth Rocha. “Parafraseando essa escritora, gostaria de destacar que os professores são os responsáveis para que o nosso aluno descubra um mundo novo. Devemos ousar e quebrar vidros com atitude, engajamento, inclusão, autonomia e conhecimento. É preciso também, saber lidar com as diferenças, tornando-se inspiradores com competência, criatividade, humildade, autocrítica e experiência”.
 
Solenidade – Além de Creste, Guelfi e do Frei Jacó, integraram a mesa principal, o vice-reitor da Unoeste, Brunno de Oliveira Lima Anéas, o pró-reitor Administrativo, Guilherme de Oliveira Lima Carapeba e o professor Dr. Leandro Lopes Haidamus, representando todo o corpo docente da universidade. “Neste ano em que a Unoeste comemora 45 anos, quero lembrar que vocês professores são a essência da nossa universidade. Obrigado por mais um ano de trabalho junto à instituição”, declara Anéas.
 
Pintura e música – A recepção dos participantes do Enped foi marcada pela apresentação do violeiro Anselmo Ferreira da Silva e a pintura ao vivo de um quadro realizada pelo professor Josué Pantaleão. Ao final das apresentações, a obra foi sorteada, sendo que a ganhadora foi a professora doutora Fabiana Lima Abrantes, da área de Ciências Agrárias. A entrega foi realizada pelo pró-reitor Administrativo, Guilherme de Oliveira Lima Carapeba, que aproveitou para desejar as boas-vindas a todos os professores.
 
A noite de abertura do 9º Enped foi finalizada com um coquetel preparado pelo curso de Gastronomia da Unoeste. Durante a confraternização, os docentes saborearam os quitutes produzidos pela graduação e aproveitaram para celebrar a chegada de mais um ano letivo.


Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem