CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estágio abre parceria internacional com centro de pesquisa

Trabalhos científicos já são desenvolvidos junto à maior referência mundial em estudos com equinos, nos EUA


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Estágio abre parceria internacional com centro de pesquisa
Lívia e Nielsen, seu orientador nos EUA

O que inicialmente seria apenas um estágio em doutorado sanduíche, resultou na parceria internacional com o maior centro de pesquisa equina do mundo, entre pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciência Animal da Unoeste e o Gluck Equine Research Center, localizado em Lexington, no Estado de Kentucky, nos Estados Unidos. Essa relação recém-construída já resulta em produções de trabalhos científicos em conjunto e responde ao requisito de internacionalização do programa junto à Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação que acompanha e avalia as instituições de ensino superior.

Em junho do ano passado, assim que saiu o edital da Capes para doutorado sanduíche, Lívia Magosso Ramires se inscreveu, estimulada pelo seu orientador Dr. Vamilton Álvares Santarém. Obteve a bolsa e foi aceita no programa de pesquisa do centro que é referência internacional e mantém envolvimento interinstitucional com a Universidade de Kentuchy, com a honra de ser orientada pelo Dr. Martin Nielsen, autoridade mundial em parasitologia equina. Foram cinco meses de intenso aprendizado, a contar de abril deste ano. Agora, mesmo de volta à pesquisa na Unoeste, Lívia continua produzindo estudos junto ao centro e nisso inclui Santarém, em uma parceria que espera durar muito tempo.

Durante sua estada nos Estados Unidos, o estágio de Lívia foi no laboratório de pesquisa coordenado por Nielsen, no qual teve a oportunidade de trabalhar com um professor adjunto, um técnico e alunos de graduação e pós-graduação, possibilitando um convívio enriquecedor. Também iniciou participação (o que atualmente continua sendo feito a distância), em estudos do grupo de pesquisa liderado por Nielsen, o qual utiliza ferramentas inovadoras para diagnóstico de parasitos e estipes resistentes de equinos, tais como: avaliação da eficácia de combinação de estratégias de desverminação de equinos; e desenvolvimento e validação de uma plataforma com base em smartphone para contagem automatizada de ovos de helmintos em amostras fecais.
 
Foto: João Paulo Barbosa Santarém e Lívia: parceria internacional
Santarém e Lívia: parceria internacional
Tem ainda o estudo da ação antihelmíntica de bactérias; sequenciamento de DNA de nova geração para identificação de espécies de estrongilídeos resistentes; e técnicas de PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) em tempo real e de ELISA (Ensaio de Imunoabsorção Ligado a Enzima) para diagnóstico de Strongylus vulgaris. Lívia obteve autorização em utilizar o laboratório norte-americano para análise das amostras de fezes e sangue de 220 animais coletadas em 27 propriedades de nove municípios da região do Pontal do Paranapanema. Neste momento está realizando a análise dos dados e empenhada na redação de sua tese, com a previsão de defesa pública no final do próximo ano. Ao mesmo tempo, ela e o orientador brasileiro estão conectados com Nielsen, nos Estados Unidos.
 
Lívia participou com a apresentação de trabalho da 62ª Reunião Anual da Associação Americana de Parasitologia Veterinária, realizada em julho em Indianapolis, no Estado de Indiana. Envolvimento que resultou em publicação da produção científica nos anais do congresso que foi aberto por Willian Campbell, detentor do Prêmio Nobel de Medicina 2015; com quem Lívia conversou e tirou fotos. O evento ainda permitiu contato com outros pesquisadores de renome. Nos Estados Unidos, também participou de trabalhos que irão gerar artigos científicos a serem publicados em revistas de alto impacto.
 
Para Santarém, foi um grande ganho científico e pessoal de sua orientanda que foi a primeira do doutorado em Ciência Animal da Unoeste a obter bolsa e desenvolver estudos no exterior, contribuindo com a internacionalização do programa onde fez o mestrado, quando sua produção científica resultou na obtenção do primeiro lugar no 15º Prêmio de Pesquisa Clínica MSD Saúde Animal de 2014, sendo que no mesmo ano teve a oportunidade de apresentar trabalho no Paratrop, o congresso de parasitologia humana voltado para a saúde pública, realizado em Zurique, na Suíça. Esteve na companhia de Santarém que, na condição de sue orientador, mantém o processo produtivo conjunto, incluindo alguns estudos agora alinhados com o Dr. Nielsen. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem