CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Balneário da Amizade ganha 1,5 mil peixes da Unoeste

Alevinos de curimba foram soltos no balneário pelos alunos e professores do curso de Ciências Biológicas da universidade


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Balneário da Amizade ganha 1,5 mil peixes da Unoeste
Soltura dos peixes contou com a participação de acadêmicos de Ciências Biológicas e estudantes do Colégio Cooperativo

As águas do Balneário da Amizade de Presidente Prudente ganharam novos habitantes na manhã do último sábado (25). Isso porque 1,5 mil alevinos de curimba foram soltos nesse ambiente pelos acadêmicos do bacharelado em Ciências Biológicas da Unoeste. A ação, que marca o encerramento da Semana Municipal da Água promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semea), também contou com a presença de autoridades e de estudantes do Colégio Cooperativo.

Mestre em aquicultura e docente do curso de Ciências Biológicas da universidade, Rondinelle Artur Simões Salomão explica que a espécie solta no balneário é nativa da bacia hidrográfica do Paranapanema. “Escolhemos a curimba, pois sabemos que ela não causará nenhum impacto ambiental a essa área”. Comenta que esse peixe é liófago, ou seja, se alimenta de matéria orgânica. “Nesse sentido, esses alevinos ajudarão na filtragem da água, melhorando a qualidade e balneabilidade desse local de lazer”, diz.

O professor Dr. William Hiroshi Suekane Takata também esteve acompanhando os acadêmicos na atividade. Ele relata que o manejo dos alevinos ocorreu no Centro de Piscicultura da Unoeste. “Realizamos a embalagem e o transporte desses peixes que foram doados pela instituição. Chegando ao balneário, nossos universitários juntamente com os estudantes do Cooperativo, fizeram a soltura dos alevinos e a entrega de panfletos que destacam a importância da preservação das águas”, diz.

Para Luiz Eduardo Franco Monzani, 22, do 8º termo do bacharelado em Ciências Biológicas, a iniciativa pode contribuir com a biodiversidade do local. “É muito gratificante estar engajado em um projeto desse tipo que, além de comemorar o Dia Mundial da Água, beneficia os peixes e conscientiza a população”.

O professor do Colégio Cooperativo, Paulo César Lima expõe a ansiedade dos estudantes da escola para a participação nesta ação. Ele comenta que compareceram à iniciativa alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. “Além de contribuírem com o meio ambiente, eles passaram por experiência diferenciada, pois mantiveram contato com esses universitários”.

Com apenas 11 anos, Beatriz de Souza Moreno Rosseau revela que a manhã deste sábado (25) foi de muito aprendizado. No 6º ano do ensino fundamental, declara que pretende ser veterinária e se sente realizada em cuidar desde cedo dos animais. “Aprendi sobre a importância de trazer esses peixes para esse balneário. Estou muito feliz em poder ajudá-los a ganhar uma nova casa”.

Parceria que dá certo – A soltura dos peixes no Balneário da Amizade contou com a presença do prefeito Nelson Bugalho. Ele destaca a estreita relação com a Unoeste lembrando, por exemplo, do Mutirão do Lixo Eletrônico. “O poder público sozinho não consegue fazer todas as ações necessárias para a comunidade e, por isso, é relevante quando instituições reconhecidas pela população se tornam nossas parceiras”. Aproveita para agradecer publicamente o apoio da universidade na Semana Municipal da Água. “A soltura desses peixes no Balneário da Amizade é muito positiva, pois além de contribuir com a biodiversidade do ambiente aquático, traz mais vida para essa área de lazer que precisa ser valorizada cada vez mais”, completa.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues afirma que os alevinos doados pela Unoeste poderão ajudar no repovoamento do balneário. “Essa iniciativa coroa o encerramento da Semana Municipal da Água”. Lembra que a universidade também é parceria em outras questões ambientais. “A instituição sempre contribui conosco, já que está engajada em diversos projetos como o plantio de árvores e debates sobre os recursos hídricos e de resíduos”.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem