CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Curso livre orienta sobre uso de azeite e sal na gastronomia

Alunos recebem conteúdo teórico para conhecer os tipos e as técnicas de aromatização, incluindo degustação


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Curso livre orienta sobre uso de azeite e sal na gastronomia
Santiago e Bruna: azeite para degustação

Como parte da programação de cursos rápidos de extensão ofertados pela Unoeste, o curso de Gastronomia promoveu durante a tarde dessa terça-feira (25) o workshop sobre azeite e sal, os tipos de uso. Participaram 17 inscritos, como foi o caso do professor, contador e administrador Pedro Rogério Marcucci Ferro.
 
Aluno regular do curso, na condição de calouro, Ferro tem aproveitado os cursos rápidos para desde já ir se aprofundando em algumas áreas, inclusive com a possibilidade de que isso possa contribuir em sua definição sobre em qual segmento irá atuar. Esse foi o terceiro workshop do qual participou e pretende fazer outros. Os anteriores foram sobre alimentação fit e funcional e o de ovos de páscoa.
 
Hoje, a aula teórica foi com o professor Lucas Ferreira Santiago, auxiliado pelas estudantes Lanay de Brito Araújo e Luana Perez Coradetti, ambas do 3º termo, e Bruna Letícia Gomes, do 4º termo. Tanto o azeite como o sal foram apresentados desde suas origens, incluindo os tipos e as técnicas de aromatização e aplicação na gastronomia.
 
Santiago ensinou a aplicação da técnica de análise sensorial para eleger os melhores produtos e combinações. Tratou de aspectos técnicos e orientou sobre mitos e verdades, a exemplo de que é um mito dizer que azeites de primeira prensagem são os melhores, e verdadeiro o fato de azeites são melhores quando jovens. Houve a preocupação de oferecer detalhes que podem fazer a diferença na elaboração de um prato.
 
Os participantes foram orientados como escolher um azeite, mediante a avaliação de suas características: acidez, embalagem, validade, tipo de envase, país de origem, cor, variedade, preço e degustação. As informações gerais são encontradas nos rótulos de cada produto, ainda que possam ocorrer variações sobre os dados disponibilizados ao consumidor.
 
São vários cursos rápidos disponibilizados aos interessados, para pessoas com diferentes níveis de ensino e que pretendem apreender a fazer pratos para a família e amigos ou aproveitar de seu talento para obter renda extra, bem como investir na gastronomia na condição de empreendedor.

Cachaças – Nesta quinta-feira (27) à tarde, Santiago ministrou o workshop “Cachaças: histórias, tipos e seu uso na gastronomia”. O conteúdo foi a história, a classificação – artesanal e industrial, os tipos – branca, ouro e adoçada, os processos de fabricação, tipos de envelhecimento, a caipirinha, como degustar e qual o melhor copo. O curso rápido ocorreu no laboratório de sala e bar, contando com o auxílio dos seguintes alunos do curso regular de Gastronomia: Lanay de Brito, Lucas Laranjeira e Lisandra Flauzino.
 
Serviço – Conheça e se inscreva nos workshops de gastronomia pelo site.
 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem