CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Geografia oferece vivência de campo em cidades paranaenses

Ponta Grossa, Curitiba, Morretes e Antonina estiveram no roteiro da visita técnica


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Geografia oferece vivência de campo em cidades paranaenses
Acadêmicos no Parque Estadual de Vila Velha em Ponta Grossa (PR)

As vivências de campo são fundamentais para a formação e atuação de profissionais de todas as áreas. Nesse sentido, o curso de Geografia proporcionou um fim de semana cheio de boas experiências aos acadêmicos da graduação, bem como para alunos de Ciências Biológicas e de Engenharia Ambiental e Sanitária. Eles conheceram as cidades paranaenses de Ponta Grossa, Curitiba, Morretes e Antonina. Acompanharam a atividade os professores Marcel Bordin Galvão Dias e Dionizia de Fatima Estevam.

“Em Ponta Grossa (PR), conhecemos o Parque Estadual de Vila Velha, um sítio geológico formado por esculturas naturais moldadas pela ação climática ao longo de milhares de anos que desgastaram e lapidaram os arenitos da região”, comenta Dias. Já em Curitiba (PR), o professor conta que os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer pontos importantes da capital, como a rua das flores (trecho da rua XV de Novembro), no centro da cidade, o Jardim Botânico, a Ópera de Arame e o tradicional bairro de Santa Felicidade, famoso pela arquitetura e gastronomia italiana.

Dias comenta que a ida da capital paranaense para a cidade histórica de Morretes foi de trem, o que possibilitou a observação das belas paisagens da Serra do Mar. “Em Morretes, visitamos a orla do rio Nhundiaquara e as atividades comerciais e turísticas. Para finalizar, seguimos até a cidade vizinha de Antonina, no litoral paranaense, onde foi possível identificar as atividades portuárias existentes na região”. Acrescenta que ao longo do trajeto, os guias locais explanaram sobre os pontos visitados. “Esse intercâmbio de ideias agregou-se às informações contextualizadas por nós durante as aulas e pontuadas na prática nessa viagem”, comenta o docente.

Com 23 anos, Hellen Cristina Santos cursa o 5º termo de Geografia. Moradora de Euclides da Cunha (SP), ela descreve a viagem como uma abertura de horizontes. “Para mim, que sou de uma cidade pequena, conhecer uma capital tão organizada como Curitiba foi uma experiência e tanto. Esse tipo de atividade é muito importante, pois permite que o conhecimento transmitido em sala de aula ganhe forma. Sem dúvida, foram três dias de muito aprendizado”, conclui.

Ainda dá tempo – Para quem deseja fazer Geografia na Unoeste e vivenciar experiências como esta o primeiro passo é se inscrever para o Vestibular de Inverno da Unoeste. A prova será no próximo domingo (25). 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem