CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Cultura empreendedora mobiliza estudantes de vários cursos

Promovida pela incubadora tecnológica, palestra sobre a criação de empresa atrai mais de 150 participantes


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Cultura empreendedora mobiliza estudantes de vários cursos
Auditório lotado para a palestra sobre criação de empresa

A Unoeste tem motivado a cultura empreendedora em suas ações. Neste sentido, tem sido parceira e sede da Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp) há mais de uma década. Com a mesma finalidade, no final de 2015 enviou um grupo de 30 professores à Escola de Negócios do Sebrae, em São Paulo. Além de possuir disciplinas voltadas ao empreendedorismo em seus cursos, tem sido presença constante em eventos da Intepp, como ocorreu na noite desta quarta-feira (9) com a palestra do presidente da Associação das Empresas de Software do Oeste Paulista (Polo In), Paulo Diniz.
 
Mais de 150 estudantes de diferentes cursos estiveram presentes a noite no anfiteatro Cerejeira, no bloco B1, campus II da universidade.  Inicialmente, o evento seria para os idealizadores dos projetos incubados. Porém, diante do interesse dos professores em levarem seus alunos de diferentes cursos, houve a necessidade de buscar um espaço maior que a sala de reunião da Intepp, cujo gerente Luís Horácio Ramos Isique comentou sobre a mobilização de estudantes como fator positivo para multiplicação da cultura empreendedora.
 
Em entendimento com o pró-reitor acadêmico Dr. José Eduardo Creste e com a coordenadora pedagógica da instituição Darcy Alessi Delfim, a Intepp articula para setembro palestra sobre inovação e empreendedorismo, possivelmente no Teatro César Cava, para professores que ministram disciplinas nessa área. A palestra de Diniz teve foco nas etapas de criação de empresa. Inicialmente tratou de questões conceituais e fechou com os aspectos burocráticos a partir do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), as criações dos nomes jurídico (razão social) e de fantasia e o registro da marca junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).
 
Foto: João Paulo Barbosa Paulo Diniz falou sobre aspectos conceituais e burocráticos
Paulo Diniz falou sobre aspectos conceituais e burocráticos

Diniz falou sobre ideia do negócio, estudo da necessidade do cliente, pensamento do Produto Viável Mínimo (PVM), validação do produto ou serviço junto ao consumidor, formação de equipe com pessoas capacitadas, busca de público-alvo, planejamento do negócio e auxilio de especialistas para aquisição de conhecimentos imprescindíveis em áreas de mercado, administração e marketing. De acordo Diniz, mais de 2 milhões de empresas fecharam em 2016 no Brasil e os principais motivos foram falta de planejamento e de conhecimento.
 
Isique fez a apresentação do palestrante que, além de presidente da Polo In, é vice-presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Presidente Prudente.  “Foi muito bom. Inclusive, emitimos certificado. Utilizamos a plataforma de gestão de eventos, para confirmar a presença do inscrito e gerar o certificado enviado por e-mail. Recebemos estudantes das engenharias, administração, publicidade e design gráfico, dentre outros”, comentou o gerente da Intepp.  

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem