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Ensino de arquitetura é propício à convergência de conteúdos

Estudo que avalia a interdisciplinaridade provoca o entendimento de que a aplicação depende da ação do coletivo


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Foto: João Paulo Barbosa Ensino de arquitetura é propício à convergência de conteúdos
Eliana Batista: interdisciplinaridade na arquitetura

A arte e a técnica de organizar espaços e criar ambientes para abrigar os diversos tipos de atividades humanas fazem do arquiteto um profissional generalista, cuja formação passa por uma espécie de imersão no universo. O saber de tudo um pouco faz com que o ensino nessa área seja propício à convergência de conteúdos. Fato que, associado à prática profissional docente, provocou o interesse da arquiteta Eliana Nunes Ribeiro Batista a desenvolver estudo para avaliar a disciplina Projeto Arquitetônico como favorecedora da interdisciplinaridade.

Sua produção científica foi desenvolvida junto ao Programa de Mestrado em Educação, vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da Unoeste. Para a orientadora Dra. Raimunda Abou Gebran a dissertação levada à defesa pública na tarde desta quarta-feira (30) é um trabalho de grande significado por reunir as áreas de educação e arquitetura; que pode ser utilizado em instalação de cursos ou readequação da grade dos já existentes, com o entendimento de que a aplicação depende de ação do coletivo: direção, coordenação, professores e funcionários.

Foto: João Paulo Barbosa Banca: doutores Francisco, Raimunda e Quintanilha
Banca: doutores Francisco, Raimunda e Quintanilha
Na condição de avaliador externo, o arquiteto e professor Dr. Rogério Penna Quintanilha ponderou sobre a complexidade das articulações entre as disciplinas, mas reforçou a necessidade da convergência de conteúdos. O avaliador interno, professor de educação física e doutor em educação Marcos Vinicius Francisco chamou a atenção para a questão de não se promover a dicotomia entre teoria e prática, ao se tratar da interdisciplinaridade. Além da questão da relação entre as disciplinas somar e não dividir, “teoria e prática não são conteúdos diferentes”, pontuou.

Nos moldes de estudo de caso, a pesquisa foi realizada no curso de uma instituição do interior paulista, mediante análise documental e aplicação de entrevistas em profundidade com a coordenação, professores e alunos. Diante dos dados obtidos, as conclusões apontaram, para o caso específico, a necessidade de reestruturação da disciplina e da reformulação do projeto pedagógico, para fins da interdisciplinaridade, visando contribuir com a formação de arquitetos.

Pela importância do estudo, a orientadora sugeriu a possibilidade de continuidade em projeto de doutorado, por meio de pesquisa ação, com o envolvimento do coletivo e que atenda as disponibilidades do curso e da instituição. Comentou ter sido um desafio orientar o trabalho que propôs um olhar da educação para a arquitetura, o que é pouco comum na produção científica brasileira. Porém, a pesquisa fluiu com mais facilidade na medida em que a orientanda foi se apropriando da linguagem acadêmica em relação a interdisciplinaridade. Eliana foi aprovada para receber o título de Mestre em Educação. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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