CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Evento proporciona experiências importantes para acadêmicos

Feira de Profissões contará com cerca de 400 universitários da Unoeste que atuarão voluntariamente em diversas atividades


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Evento proporciona experiências importantes para acadêmicos
Além de orientação nos estandes dos cursos, os universitários desenvolverão trabalhos de recepção dos participantes da Feira

"É extremamente gratificante ajudar jovens na decisão sobre qual carreira seguir e ver o brilho nos olhos de alguns deles que conhecem um pouco mais do curso pretendido, descobrindo que é realmente aquilo que querem fazer para o resto da vida”. Esta é a fala de gratidão do acadêmico do 6º termo de Psicologia da Unoeste, João Vitor Bezerra Paulino, que participou como voluntário da última edição da Feira de Profissões.
 
De acordo com ele, que decidiu participar através do convite feito por uma amiga, várias foram as atividades em que esteve envolvido. Começou organizando kits para serem entregues aos participantes e logo já teve a oportunidade de supervisionar e encaminhar os jovens das escolas para as oficinas. “Tive um contato muito grande, não somente com os estudantes do ensino médio que estavam participando da feira, mas também com muitos acadêmicos de diversos outros cursos da Unoeste. Nunca imaginei que poderia descobrir e aprender tanto sobre a área de cada um deles”, conta.
 
Outra competência que o acadêmico adquiriu participando do evento foi a melhora na parte de comunicação e interação com outras pessoas com tantas personalidades diferentes. “O conhecimento visto por outros olhos abriu uma oportunidade gigantesca jamais vista e pensada por mim antes. Passei por diferentes situações e experiências muito ricas. Só quem estava envolvido nos trabalhos pode sentir o que estou falando”, revela.
 
Para a diretora do curso de Psicologia da Unoeste, Regina Gioconda de Andrade, a participação em atividades extracurriculares e de extensão proporciona ao acadêmico o desenvolvimento de competências muito importantes, que certamente são comentadas durante as aulas. “Para seu desenvolvimento, é necessário que o estudante se envolva com ações para além da sala de aula. Habilidades de comunicação, tomada de decisão, relações interpessoais, iniciativa, conseguir ouvir o outro e entender suas necessidades são competências que só aprendemos fazendo. A participação na Feira das Profissões para os nossos acadêmicos pode proporcionar o desenvolvimento destas aptidões e de muitas outras, pois o contato com esse público é um bom cenário e oportunidade”, explica.
 
De acordo com o professor e coordenador do curso de Agronegócio da Unoeste, José Luís de Lima Astolphi, que ministrará um treinamento para os cerca de 400 acadêmicos participantes, o comportamento e a postura colaborativa são itens que deverão ser trabalhados com cuidado, o que também possibilitará uma evolução nesses quesitos para o estudante voluntário. “Eles serão treinados para adquirir envolvimento, comprometimento e postura profissional. Além de conviver com os professores, diretores, coordenadores e comissão organizadora da Feira, contatos importantes para que eles tenham visão de como é participar de um evento deste porte”, fala.
 
O docente salienta ainda que além dos trabalhos de orientação sobre os cursos nos mais de 50 estandes da Feira, os acadêmicos da Unoeste terão a oportunidade de trabalhar no encaminhamento dos participantes para as oficinas, falarem para eles sobre seus cursos e sobre a universidade e, principalmente, ser espelho da instituição aos visitantes. “O objetivo de treiná-los para este trabalho é exatamente proporcionar informações sobre o evento, apontar o papel do voluntário e deixá-los cientes do envolvimento e do comprometimento deles com o sucesso da Feira”, diz.

Sobre a importância para o acadêmico em participar como voluntário nos trabalhos da Feira de Profissões, mais um projeto de extensão oferecido pela universidade, a coordenadora de Ações Extensivas da Unoeste, Aparecida José Martines de Oliveira, salienta que é uma oportunidade para ele praticar sua cidadania e desenvolver seu compromisso pessoal junto à comunidade. “Este é o objetivo da extensão. Além, é claro, de promover um ganho muito significativo em relação ao exercício da profissão, é uma chance deste aluno experimentar a prática do seu curso antes mesmo de ir para o mercado de trabalho. O contato com outras graduações durante o evento proporciona uma ideia multidisciplinar muito interessante e importante em qualquer área de atuação”, fala.
 
A coordenadora informa ainda que este tipo de projeto garante o conhecimento do acadêmico sobre o ensino, a pesquisa e a extensão oferecidos pela Unoeste. “A Feira amplia o olhar deste estudante sobre a universidade e tudo o que ela oferece. Muitos deles descobrem através deste evento a dimensão das ações extensivas e quanto sua participação nestas atividades é enriquecedora para ele enquanto acadêmico e até mesmo enquanto futuro profissional”, finaliza. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem