CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Doutorando em Agronomia participa de pesquisa internacional

Rafael Zebes Zilliani está atuando no único instituto público africano que desenvolve experimentos científicos com cana-de-açúcar


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Doutorando em Agronomia participa de pesquisa internacional
Rafael em atividade laboratorial no instituto africano

Trabalhando com transgênicos e epigenética em cana-de-açúcar para produzir sua tese junto ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Agronomia da Unoeste, o químico Rafael Rebes Zilliani realiza parte do doutorado na África do Sul. Ele está inserido no African Sugarcane Research Institute (Sasri), participando do grupo de pesquisa que trabalha com transgênicos e cultura de tecidos em cana-de-açúcar que visam a criação de cultivares mais resistentes aos estresses ambientais, possibilitando aumento de produção. Tem atuado diretamente no grupo e auxiliado na condução de experimentos e em análises fisiológicas.
 
O doutorando conta que a possibilidade do doutorado-sanduíche surgiu quando tomou conhecimento do edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) sobre a concessão de bolsas de estudos. Então, providenciou os documentos solicitados, se submeteu à aprovação interna no Programa de Suporte à Pós-graduação de Instituições de Ensino Particular (Prosup) e, posteriormente, obteve a aceitação do órgão vinculado ao Ministério da Educação. Ele comenta que nesse processo foi orientado pelo professor Dr. Fábio Araújo.
 
A bolsa permitia algumas possibilidades, incluindo países que têm pesquisas baseadas em cana-de-açúcar como Austrália e Estados Unidos, mas optou pela África do Sul pela qualidade em pesquisa no instituto Sasri, pelo crescimento da cultura de grande importância para os sul-africanos e pelo interesse da professora Dra. Sandy Snyman em recebê-lo, na condição de responsável pelo laboratório de biotecnologia e de passar a ser sua supervisora. “Eles possuem estrutura de excelência para desenvolvimento de pesquisas. É um lugar incrível!”, comenta Zilliani que chegou à cidade de Durban no final de julho deste ano e lá permanecerá por um ano. 
 
Foto: Cedida Experimento com calos embriogênicos no laboratório de biotecnologia
Experimento com calos embriogênicos no laboratório de biotecnologia

“Provavelmente eu consiga utilizar dados coletados aqui em minha tese por tratar-se de um projeto paralelo. Tem sido uma experiência incrível por estar imerso em uma cultura totalmente diferente desde a língua, que são muitas, aos costumes do dia a dia, isso com certeza acrescentará muito no meu crescimento pessoal e profissional. Além de ser uma oportunidade ímpar por estar dentro de um instituto de pesquisa de alto nível, podendo aprender novas técnicas, interagir com outras pessoas e também contribuir com meu conhecimento em fisiologia de cana-de-açúcar”, comenta.
 
Zilliani está morando no próprio instituto, onde convive com pesquisadores de outras nacionalidades, além dos sul-africanos, entre os quais estão portugueses, australianos e franceses, além de frequentes visitas de pesquisadores do mundo todo. O idioma utilizado é o da língua inglesa. Com toda sua formação superior construída na Unoeste, suas palavras são de quem obteve suporte suficiente para participar de pesquisa internacional. “Gostaria de manifestar meu agradecimento por todo o apoio do professor Dr. Luiz Gonzaga Esteves Vieira, meu orientador na Unoeste, que me auxiliou durante todo o processo seletivo, na construção do plano de atividades, na comunicação inicial com a Dra. Sandy e no incondicional incentivo para encarar essa experiência”, pontua.
 
Natural de Presidente Prudente, Zilliani fez o ensino fundamental no Sesi, o médio na Escola Estadual Monsenhor Sarrion e o técnico em Análises Químicas e Industriais no Senai. Tem dupla graduação na Unoeste, em Produção Sucroalcooleira e Química, o Mestrado em Agronomia, com orientação do Dr. Gustavo Maia Souza e estudo sobre a aplicação de reguladores vegetais em cana-de-açúcar. Agora, no doutorado e na mesma linha de produção vegetal, trabalha com transgênicos e epigenética em cana-de-açúcar. Filho de Sergio Zilliani e Roseli Rebes; tem um único irmão: Victor, que faz Agronomia na Unoeste. Pouco antes de seguir para a África do Sul, casou-se com a oficial da Polícia Militar Isamara Lopes.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem