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Equipe da Unoeste exibe relatório técnico do INSS Digital

Trabalho desenvolvido atende demanda do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e foi desenvolvido na agência do INSS de Prudente 


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Foto: Mariana Tavares Equipe da Unoeste exibe relatório técnico do INSS Digital
Apresentação do relatório técnico “Organização e disseminação de metodologia do INSS Digital”

O novo modelo de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social, chamado de INSS Digital, está sendo implantado em todas as agências com o objetivo de modernizar os serviços e melhorar o atendimento aos cidadãos. Para avaliar a eficácia do sistema, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), vinculado ao INSS, escolheu 17 agências do Brasil para efetuar um estudo de análise da validação dos processos, bem como cronoanalisar (cronometrar) o tempo que leva para ser efetuado cada processo. Para isso, a Unoeste, por meio do curso de Administração, foi convidada para desenvolver esse trabalho na agência de Presidente Prudente. A parceria deu tão certo que as duas instituições viabilizam acordo de cooperação técnica para continuar com ações nos próximos anos.
 
Com envolvimento da Facic Jr., o relatório técnico foi realizado por uma equipe de seis pessoas: os professores Erika Mayumi Kato Cruz e Marco Antonio Catussi, e os alunos Allana Silva (Administração), Jessica do Vale e Letícia Moreira (Agronegócio) e Weverton Seles (egresso de Administração e aluno da especialização em Finanças). Os objetivos foram: analisar os fluxos atuais de atendimento da agência; efetuar o estudo de cronoanálise dos processos; e a criação e customização de um relatório digital dos procedimentos do INSS. O resultado foi apresentado na noite dessa terça-feira (20), no campus II, e contou com a participação de representantes da agência do INSS de Prudente, dentre eles o gerente executivo Pitágoras Ramires da Silva.
 
Catussi pontua que foram dois meses e meio de trabalho intenso, em que os alunos passavam o manhã toda na agência acompanhando as etapas dos processos e depois retornavam para a universidade para dar continuidade à análise. O professor conta que para entregar um trabalho com excelência, a equipe procurou incluir algumas atividades que não estavam previstas, como elaboração do histórico da agência, elaboração do organograma da agência e reuniu informações para caracterizar cada setor. "Por ser um projeto novo, o órgão queria identificar se os processos que eles desenharam nesse sistema estavam corretos, assim como se o tempo planejado para cada etapa estava adequado", explica. Ressalta que a parceria beneficiou todos os lados. "Os alunos implantaram o que aprendem no curso, inclusive utilizaram um software que também usamos aqui. Além disso, conseguimos verificar que aquilo que eles pensam em Brasília é bem diferente da nossa realidade, e ai o processo pode ficar fraco e gerar problema da prestação do serviço".
 
Para o gerente executivo do INSS em Presidente Prudente, Pitágoras Ramires da Silva, a parceria é vista com muito bons olhos. "Os estudantes puderam conhecer os processos do INSS, que é aposentadoria, pensão por morte, salário maternidade, auxílio reclusão e outros benefícios. Para nós também foi excelente, porque foi um trabalho científico, em que eles fizeram a análise do tempo que se leva para fazer uma aposentadoria, por exemplo. Agora temos esses dados bem justificados", afirma. A partir desse relatório, o gerente pontua que será possível estipular metas e criar uma bonificação para o servidor, estimulando que o trabalho seja realizado dentro de um parâmetro. "Hoje em dia o processo é subjetivo, podendo levar de 30 minutos a um dia ou mais, por exemplo. Mas essa média também visa não ser injusto, pois existem os processos simples e os complexos", salienta.
 
Silva frisa que foi produtivo receber, nesse período, olhares de fora. "Saímos da zona de conforto, contribuiu até para conhecermos com outra visão o nosso processo, porque às vezes ficamos tão limitados de fazer daquele jeito que já fazemos no automático. E quando temos pessoas externas, olhando e te perguntando o porquê de cada coisa que você faz, passamos a repensar nosso trabalho", ressalta. Sobre o termo de cooperação técnica que as duas instituição viabilizam, o gerente explica que dentre as ações previstas está também a contratação de estagiários da Unoeste, como já está ocorrendo na agência prudentina.
 
Durante a apresentação, o Weverton mencionou que apesar de ter sido um trabalho árduo, foi muito produtivo e contribuiu para o crescimento profissional de todos. "Aprendemos muito, tanto com os professores como com os concessores da agência do INSS. O conhecimento realmente transforma", finalizou. A coordenadora do curso, Nancy Okada, também manifestou sua satisfação pela parceria e pelo trabalho desenvolvido pelos alunos e professores. "Quando recebi a ligação do representante do Ibict falando da necessidade de parceria, eu aceitei na mesma hora, sem nem saber do que se tratava realmente. Mas depois que soube qual era a demanda, então tive certeza que aqui era o lugar certo, afinal, temos uma empresa Junior que é uma prestadora de serviço", ressaltou.
 
A coordenadora da equipe, Erika Kato, destacou que o professor sempre busca mostrar ao aluno a realidade do mercado. "Não estamos aqui para ensinar receita de bolo, mas, sim, para prepará-los para o que vão encontrar na profissão. Essa foi uma oportunidade ímpar. E temos que estreitar cada vez mais as relações público-privadas. O projeto possibilitou uma aproximação entre as organizações contribuindo para a contratação de estagiários para a agência e possibilitando um possível acordo de cooperação técnica cujos trâmites estão em andamento. Quero que vocês [alunos] vejam a universidade não só como o local de aprender, mas também de criar uma rede de relacionamento, que é muito importante lá fora".
 
Saiba mais - E se você tem interesse em saber mais sobre o curso de Administração, confira o vídeo no canal da Unoeste no YouTube.
 

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Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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