Universidade do Oeste Paulista - 45 Anos

Área do Aluno/Professor

Área do
Aluno/Professor

INFORME CORRETAMENTE SEU RA/MATRÍCULA

ENCONTRE SEU CURSO
FAÇA UMA BUSCA NO SITE
Sua opinião é muito importante. Avalie a página de notícias.
16/04/2018

Narandiba tem a Unoeste como parceira na prevenção à saúde

Medida promove qualidade de vida, minimiza gastos no setor e gera produtividade nas atividades do trabalhador

Foto: João Paulo Barbosa Narandiba tem a Unoeste como parceira na prevenção à saúde
Realização do Unoeste Transforma na escola estadual de Narandiba

A administração municipal de Narandiba adotou procedimento de prevenção à saúde e encontrou na Unoeste a grande aliada para ações pontuais e frequentes e também em momentos especiais de mutirão de serviços, como a Caravana da Saúde em maio do ano passado e agora em abril, o Unoeste Transforma; no sábado (14) durante a amanhã na Escola Estadual Professora Takako Suzuki. Em praticamente um ano foram alcançados resultados extraordinários e, como consequência desta recente ação coletiva, a expectativa é avançar ainda mais na prevenção que tem apresentado indicadores de qualidade de vida, capaz de minimizar gastos no setor e ganho com o aumento de produtividade em decorrência da assiduidade do trabalhador que seja no setor público ou privado.

O prefeito Itamar dos Santos Silva diz que tem sido perceptível a melhoria da qualidade de vida da população estimada em 4,7 mil habitantes. O gestor municipal de saúde Fernando Cesar Carvalho apresenta três índices importantes: a redução de 26% para 20% de casos de gravidez na adolescência, maior adesão da população nas práticas de atividades físicas estimuladas pela prefeitura, maior número de homens buscando os serviços de saúde e tomando cuidados. A vereadora envolvida na organização dos eventos entre Prefeitura e Unoeste Ivani Pereira estima em 35% o aumento de participantes das caminhadas.

A participação da mulher na atividade de zumba, ofertada pela prefeitura, tem sido outro indicador positivo, conforme Ivani. A professora Camila Rodrigues Costa disse que a zumba trabalha o bem-estar e a motivação por ter na música e nos movimentos o princípio da diversão, melhora a qualidade de vida e é aliada do emagrecimento. A auxiliar de dentista Alessandra Roberta Fabiane faz aulas de zumba e esteve na atividade de sábado com a professora e alunos do curso de Educação Física da Unoeste. Ela disse que essa modalidade de atividade física aumentou sua disposição e melhorou sua saúde em 90%. 
Foto: João Paulo Barbosa Prefeito Silva, primeira dama Eliana, Ivani, Guelfi e Carvalho
Prefeito Silva, primeira dama Eliana, Ivani, Guelfi e Carvalho


Ivani diz que outro fato muito significativo da parceria com a Unoeste está na motivação ao jovem sobre melhores perspectivas de vida ao se espelhar nos estudantes de ensino superior para também buscar uma formação. O diretor regional de ensino Enio Magro também chama a atenção para essa particularidade, cintando 70 estudantes que nos últimos 20 anos se beneficiaram com bolsas de estudo, o que representa 20% da população jovem, com a idade de 20 a 24 anos, de acordo com os números do Instituto Brasileiro de Geográfica e Estática (IBGE). 

Aline Cristina dos Santos Souza faz Matemática e está entre os jovens que atualmente são estudantes da Unoeste. Ao participar do Unoeste Tranforma comentou ser muito bom fazer algo que ajuda a população, por deixar incentivo para as pessoas se cuidarem e por estimular os jovens a buscar o ensino universitário. Essa foi a quinta atividades de extensão que Aline participou, sendo três em Prudente e duas na cidade, incluindo a Caravana da Saúde em maio do ano passado, envolvendo Prefeitura, Unoeste e Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp). Em 2017, foram 705 atendimentos e neste ano 1580: um aumento de 124%. 

Estiveram envolvidos alunos e professores dos cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Fotografia, Jornalismo, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia, Matemática, Química, Letras, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Gastronomia e Radiologia; incluindo ainda a pós-graduação com o mestrado em Ciência Animal e divulgação da extensão em Direito Rural pela pós-graduação lato sensu. Os serviços foram dosagem de colesterol total, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, acuidade visual, teste de Adams para diagnóstico precoce de escoliose e avaliação do índice de massa corporal, entre outros serviços.
 
Atendimentos com orientações foram sobre doenças infecciosas, controle microbiológico da esponja de cozinha, benefícios do exercício físico, cuidados com a voz, câncer de mama, colo e ovário, nutrição e doenças resultantes do álcool e fumo. Foram ofertadas palestras sobre humanização e motivação para servidores e profissionais da área de saúde; prevenção às drogas e animais peçonhentos. Também foram realizadas oficinas para leitores, produção de fotografia Portrait, criação de canais no Youtube, orientação profissional e elaboração de currículo. Outra atividade foi produção audiovisual para o evento.
 
O pró-reitor de Extensão e Ação Comunitária Dr. Adilson Eduardo Guelfi elogiou toda a equipe Unoeste pelos excelentes serviços prestados e pela qualidade do atendimento. Também agradeceu a parceria da prefeitura e afirmou que o Unoeste Transforma “deixa um legado para Narandiba, que deverá contribuir para ampliar os resultados em qualidade de vida da população”.
 
 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste


TODAS AS NOTÍCIAS
Alguma mensagem