CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Medicina Jaú concretiza trote solidário e entrega doações

Ação contemplou Hospital Thereza Perlatti com produtos de higiene pessoal e mantimentos arrecadados pelos estudantes


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Medicina Jaú concretiza trote solidário e entrega doações
Alunos da Medicina de Jaú durante visita ao Hospital Thereza Perlatti

Ajudar a quem precisa e prezar pelo atendimento humanístico também fazem parte da formação acadêmica do futuro médico. É por isso que a Faculdade de Medicina de Jaú já iniciou as atividades aderindo às ações do Trote do Bem com uma importante iniciativa solidária, que contemplou o hospital psiquiátrico Thereza Perlatti, local que acolhe a Unoeste, já que o curso funciona, neste primeiro momento, em ala anexa à unidade. Os calouros arrecadaram produtos de higiene pessoal e mantimentos, e um grupo de estudantes fez a entrega das doações diretamente a pacientes do hospital, nessa segunda-feira (13).    
 
A turma da Unoeste foi recepcionada pela superintendente Susana Gabriela Ragazzi Candido e pela gerente técnica Eva Torello Martini, as quais apresentaram parte da estrutura e dos projetos do hospital, como o Lar Abrigado, programa que atualmente conta com 15 pacientes que moram em apartamentos individuais e podem sair da unidade à vontade para frequentarem outros lugares. “É um passo para a alta do paciente, em que buscamos inseri-lo novamente no convívio com a sociedade, pois muitos perdem ao ser internados”, explica Susana.
 
Foto: Cedida Grupo de estudantes que entregou produtos de higiene pessoal e mantimentos arrecadados durante trote solidário
Grupo de estudantes que entregou produtos de higiene pessoal e mantimentos arrecadados durante trote solidário
Sobre a visita dos acadêmicos, a superintendente conta que é de extrema importância, até para que os alunos conheçam a realidade dos pacientes psiquiátricos, “mas tem que ser aos poucos, pois sabemos que é uma situação que gera um impacto para quem não conhece. Por isso, nesse primeiro contato mostramos apenas uma parte do hospital”. Ela diz que atualmente o Thereza Perlatti atende cerca de 300 pessoas, sendo 210 internados, e reforça que doações são sempre muito bem-vindas.
 
Para a professora doutora Amanda Costa Ribeiro Risso, proporcionar essa integração entre acadêmicos e pacientes é extremamente interessante, por isso novas visitas serão agendadas com os demais grupos que não foram nessa segunda. “Eles ficaram comovidos com a situação, pois não faziam ideia de como era a realidade. Todos foram muito bem recebidos pela equipe do hospital e os pacientes nem se fala! Eles ficaram eufóricos com a presença dos estudantes, percebemos a alegria deles com esse contato”. Após a visita, a professora conta que foi realizado um fechamento com o grupo para ouvir o olhar de cada um. “Eles deram muitas sugestões e ficaram empolgados para desenvolver outras atividades voltadas ao hospital”, finaliza.
 
Comunidade – Tiveram início também as atividades do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (Papp), em Unidade Básica de Saúde em Jaú. Esse programa insere o futuro médico, desde o início, nos programas de saúde pública municipal e coloca os estudantes em contato com a comunidade.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem