CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Arquitetura Unoeste integra evento de Urbanismo Colaborativo

Encontro ocorreu em Belém (PA) com a participação de pessoas de diversos estados brasileiros


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Arquitetura Unoeste integra evento de Urbanismo Colaborativo
Marcela, Jean e Victor durante o 4° Encontro de Urbanismo Colaborativo

Professores e aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoeste participaram do 4° Encontro de Urbanismo Colaborativo, realizado em Belém (PA), no último fim de semana de setembro. Além de apresentação de trabalhos, eles ainda ministraram oficina aos participantes. O evento também foi um encerramento da 1ª edição do Programa de Embaixadores Courb – o Instituto de Urbanismo Colaborativo, o qual selecionou 30 mobilizadores do país, e um deles foi o estudante da Unoeste Jean Guilherme Oliveira, de 21 anos, embaixador da região sudeste.

Além de Jean, também participaram do encontro a coordenadora da graduação, Marcela do Carmo Vieira, e o docente Victor Martins de Aguiar. Eles levaram três trabalhos, todos desenvolvidos em atividades de extensão do Núcleo de Urbanismo em Práticas Colaborativas do curso da Unoeste, coordenado por Victor e pela professora Yeda Ruiz Maria. Os trabalhos apresentados foram: “Apropriação Temporária do Pico da Neblina”, “Identidade e Integração: A atividade no Centro de Formação e Promoção Humana de Mirante Do Paranapanema (SP)” e “Ocupe a Praça”.

O último título também foi apresentado por Jean, que junto ao Núcleo e enquanto embaixador contribuiu ativamente em ação no Conjunto Habitacional João Domingos Netto. “Durante três sábados do mês de agosto realizamos atividades no bairro e, por fim, os alunos realizaram uma intervenção na ‘Praça do Wi-fi’ e em outros pontos do bairro a partir da fixação de placas com frases reflexivas e de objetos lúdicos. Neste trabalho houve o envolvimento de estudantes de diferentes termos que puderam acompanhar todo o processo de execução da intervenção”, explica o professor Victor.
Foto: Cedida Evento ocorreu em Belém (PA)
Evento ocorreu em Belém (PA)


A oficina “Diagramas Afetivos”, ministrada pelos docentes e aluno da Unoeste, buscou trabalhar a expressão das pessoas com a cidade e com os espaços vividos a partir de dinâmicas coletivas. “Pretende-se que o indivíduo represente através de desenhos suas experiências pessoais. O desenho é a ferramenta para o diálogo e aproximação das diferentes subjetividades, possibilitando que as pessoas compreendam o outro indivíduo em seu espaço urbano com maior sensibilidade. Na oficina foram apresentados alguns trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de Projeto Arquitetônico II e Análise de Obras de Arquitetura”, comenta Victor.

O professor reforça que a participação no evento permitiu compartilhar as experiências extensionistas desenvolvidas no Núcleo de Urbanismo com os demais participantes. “Houve interesse pelas atividades, sobretudo na metodologia dos trabalhos. Estes momentos são oportunos, pois permitem divulgar o que está sendo realizado no curso, mas também ver outras experiências para dar continuidade nos nossos trabalhos”, frisa.

Para Jean, a experiência foi enriquecedora. “Tive a oportunidade de conhecer e conversar com outras pessoas que promovem ações em busca de uma cidade mais inclusiva e participativa, além de desencadear uma troca de conhecimento, referências e inspirações, sempre pensando o que eu poderia trazer para Presidente Prudente e para a universidade daquelas outras ações apresentadas no encontro”, expõe o aluno.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem