CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste terá maior usina solar de geração distribuída de SP

Inauguração será nesta segunda (11), às 10h, no próprio local onde está instalada, no campus II


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida/Sunevo Unoeste terá maior usina solar de geração distribuída de SP
Trata-se de uma das maiores usinas solares fotovoltaicas do Brasil no modelo de geração distribuída autoconsumo – até 5 MW

A Unoeste será autossustentável na geração de energia e ainda vai colaborar com o meio ambiente, utilizando-se de uma fonte limpa. Com 3,12 megawatts (MWp) de potência, trata-se de uma das maiores usinas solares fotovoltaicas do Brasil no modelo de geração distribuída autoconsumo – até 5 MW – e a maior do estado de São Paulo, segundo a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do governo paulista. O abastecimento será total no campus II, em Presidente Prudente, com a possibilidade de a geração excedente contemplar parte do campus I.
 
A área de instalação da usina solar fotovoltaica da Unoeste equivale a mais de 4 vezes o campo do maior estádio do país: o Maracanã. É mesmo impressionante ver todas as placas enfileiradas e que serão suficientes para abastecer, por exemplo, a 2,5 mil residências, se compararmos a uma cidade.
 
O engenheiro eletricista do Departamento de Obras (DPO) da universidade, Ednei Zaupa, explica que a energia solar é uma fonte de energia renovável e inesgotável. “Ao contrário dos combustíveis fósseis, o processo de geração a partir dela não emite gases poluentes nocivos à saúde e que contribuem para o aquecimento global”. Outro benefício, segundo ele, é que os painéis solares requerem áreas menos extensas do que as hidrelétricas, e suas centrais precisam de manutenção mínima. “Em países tropicais, como o Brasil, a energia solar é viável em praticamente todo o território”.
 
Outro ponto positivo é que a usina fotovoltaica gerará energia a custos bem baixos. “O nosso país já passou por apagões e esses fantasmas ainda continuam iminentes. Possuindo geração própria, o risco de ficar sem energia é reduzido”, completa Zaupa.
 
A energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz do sol em eletricidade, isso ocorre através de um efeito chamado fotovoltaico que é o aparecimento de uma diferença de potencial nas extremidades de material semicondutor, produzida pela absorção da luz. A célula fotovoltaica é a unidade fundamental para esse processo.
 
O projeto na Unoeste envolveu as empresas Sices Solar e Sunevo, sendo visto como uma importante conquista para a universidade. O diretor geral da mantenedora da Unoeste, a Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, lembra também que os projetos arquitetônicos dos novos campi de Jaú e Guarujá já preveem a energia solar.
 
INAUGURAÇÃO
A Usina Solar Fotovoltaica da Unoeste será oficialmente inaugurada em cerimônia no dia 11 de março, às 10h, no próprio local onde está instalada, no campus II, em Presidente Prudente (SP). É estimada uma economia média mensal de 80%.
 
LIDERANÇA INTERNACIONAL
A Sices Brasil, responsável pela implantação da usina solar da Unoeste, programa a vinda de uma liderança internacional em energia solar para a inauguração no dia 11. Trata-se do visionário idealizador do Solar Business Club, Tomasz Slusarz. O Solar Business Club é um braço de negócios do Solar Future Today, plataforma global que conecta líderes, tem a chancela do professor Alan Heeger, Prêmio Nobel de Química (2000) e do professor Muhammad Yunus, Prêmio Nobel da Paz (2006) e une influenciadores para moldar e liderar a transição para um Mundo Mais Sustentável.  
 
 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem