CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste é a segunda melhor particular de SP

Inep/MEC divulgou nesta sexta-feira (23), o Índice Geral de Cursos (IGC), indicador que reforça a qualidade de ensino da universidade 


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Unoeste é a segunda melhor particular de SP
Campus 2 em Presidente Prudente. Instituição manteve o IGC 4 e está no grupo das IES bem avaliadas no país

O Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou nesta sexta-feira (23), o Índice Geral de Cursos (IGC), indicador que mensura a qualidade das instituições de ensino superior do Brasil. A Unoeste continua em evolução, agora é a segunda melhor universidade particular do estado de São Paulo – com base no IGC contínuo. Manteve ainda o conceito 4 de outros ciclos avaliativos, lembrando que apenas 23,86% das instituições de ensino superior (IES) do Brasil obtiveram índices 4 ou 5, ou seja, apenas 494 das 2.070 avaliadas. 

A maior universidade do oeste paulista também está no top 10, entre as melhores universidades públicas e particulares de SP, sendo ainda destaque entre as melhores particulares do Brasil.

O diretor geral da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), mantenedora da Unoeste, Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima considera que o resultado reforça o trabalho desenvolvido pela universidade, que mesmo em tempos de pandemia, vem mantendo seu compromisso com a educação de qualidade.

“A Unoeste já formou mais de 100 mil profissionais para o mercado de trabalho e completará, em 2022, seus 50 anos de compromisso com a educação. Sabemos que daqui pra frente, mais do que nunca, a qualificação profissional será fundamental para superarmos esse momento que estamos vivendo, de enfrentamento da pandemia. Continuamos vencendo os desafios, tendo ao nosso lado nossos colaboradores, alunos e toda a comunidade das regiões onde temos nossos campi – Presidente Prudente, Jaú e Guarujá. Somos referência na formação, desde graduação até pós-graduação”, completa o Dr. Cesar Lima. 

De acordo com o MEC, para o cálculo do IGC 2019, foram considerados os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) dos cursos avaliados entre 2017 e 2019 e os dados dos programas de mestrado e doutorado oferecidos pelas instituições em 2019. O órgão federal destaca que os resultados dessa edição foram calculados, em 2021, em função de uma nova coleta de dados relacionada justamente aos programas de pós-graduação stricto sensu. Um segundo processo de coleta desses dados (Recoleta) foi adotado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do MEC ao final de 2020 e permitiu ao Inep o uso de informações mais atualizadas referentes aos programas de mestrado e doutorado ofertados pelas instituições de educação superior em 2019.

Indicadores de qualidade

O IGC foi o último indicador divulgado pelo MEC em relação ao mais recente ciclo avaliativo. Em 2020, o órgão federal já havia divulgado o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é baseado em quatro dimensões: conceito Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); corpo docente (percentual de mestres e doutores); e percepção do estudante sobre seu processo formativo.

Os cursos da Unoeste também se destacaram no Conceito Preliminar de Curso (CPC), pois quase 100% das graduações avaliadas nesse último ciclo conquistaram notas máximas – 4 e 5. Clique aqui para mais detalhes.

O que é conceito do MEC?

Os conceitos do Ministério da Educação (MEC) são importantes ferramentas para a escolha de onde estudar por quem está na fase de vestibular. Eles indicam a qualidade do curso e da instituição de ensino, seja pública ou particular, e estudar numa universidade bem avaliada pode fazer a diferença na carreira. 

Os conceitos variam de 1 a 5, lembrando que igual ou superior a 3 significa que atende aos padrões de ensino desejados, mas quanto maior, melhor. Já 1 e 2 são considerados insatisfatórios. A tabela completa do IGC e de outros indicadores de qualidade pode ser conferida no site do Inep/MEC. Então, atente-se para as siglas Enade, IDD, CPC, CC e IGC, pois elas podem facilitar as futuras escolhas! No Blog da Unoeste você encontra um conteúdo explicando tudo sobre os diferentes conceitos do MEC. Acesse já essas informações.

Faça Unoeste!

Você pode começar a estudar na maior universidade do oeste paulista ainda neste ano. São diferentes formas de ingresso como: vestibular on-line ou nota do Enem. Clique aqui e faça já a sua inscrição no Vestibular Unoeste e garanta todos os benefícios para estudar em uma das melhores estruturas acadêmicas do Brasil. Em breve inscrições abertas também para Medicina nos campi de Prudente, Jaú e Guarujá; além dos cursos de Educação a Distância (EAD) e cursos técnicos.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem