CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste tem novos cursos reconhecidos com conceitos máximos

Avaliadores do MEC visitaram in loco 10 cursos ao longo de 2022, atribuindo conceitos de excelência a todos nas modalidades EAD e presencial


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Arquivo/Marketing Unoeste Unoeste tem novos cursos reconhecidos com conceitos máximos
Dos 10 novos cursos reconhecidos este ano pelo MEC, sete atingiram o conceito máximo de excelência na modalidade EAD

O ano que marcou os 50 anos da universidade sempre comprometida em oferecer ensino de qualidade para formar os melhores profissionais do mercado está terminando e um novo começando, com mais motivos para quem estuda e trabalha na Unoeste comemorar... É que o Ministério da Educação – instituição responsável por diversas avaliações e processos de regulamentação para o funcionamento legal das Instituições de Educação Superior (IES) - reconheceu ao longo de 2022, dez novos cursos da Unoeste que tiveram suas primeiras turmas formadas recentemente. Na atribuição de Conceito de Curso feita pelos avaliadores do MEC, a universidade obteve os conceitos máximos (4 e 5) em todos os avaliados.

Ter o reconhecimento de curso validado pelo MEC é fundamental para que uma graduação seja continuada e possa emitir diploma para os estudantes formados. Nas visitas in loco que aconteceram ao longo deste ano, os avaliadores do MEC levaram em consideração diversos aspectos ao avaliarem os cursos da Unoeste, entre eles a titulação dos professores, a estrutura oferecida aos alunos, além de laboratórios, biblioteca e grade curricular.

Dos dez novos cursos oferecidos pela Unoeste e reconhecidos pelo MEC, sete atingiram o conceito máximo de excelência (5), sendo todos eles na modalidade de Educação a Distância (EAD). São eles: Design Gráfico, Gestão de RH, Gestão Comercial, Gestão Hospitalar, Gestão Pública, Processos Gerenciais e Pedagogia. Lembrando que Gestão Comercial e Processos Gerenciais também haviam recebido, recentemente, avaliação 5 estrelas do Guia da Faculdade. Nesse levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela startup Quero Educação, Gestão Comercial EAD da Unoeste ficou entre os seis melhores do Brasil, enquanto que Processos Gerenciais figurou entre os três melhores do país, sendo o único do estado de São Paulo com cinco estrelas.

Ainda na avaliação do MEC, tiveram conceito 4 Gestão Financeira EAD, além dos cursos de graduação presencial em Design e Engenharia Elétrica. Este último, cabe lembrar, tem conceito 5 no CPC (Conceito Preliminar de Curso), indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação no Brasil.

Reconhecimento e trabalho

Conforme o MEC, os processos de reconhecimento de curso são instruídos com análise documental e avaliação externa in loco realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (Seres). A depender do parecer dado pela comissão do Inep, após uma visita in loco, o curso pode ser reconhecido ou não. 

Ter os cursos da Unoeste avaliados com os conceitos máximos é motivo de orgulho pra todas as diretorias e coordenações pedagógicas que trabalham arduamente para atingir sempre a excelência no ensino. O pró-reitor Acadêmico Dr. José Eduardo Creste destaca que os cursos da Unoeste estão sempre em constante evolução, e por essa razão são sempre bem referenciados em avaliações, sejam do MEC ou de outras instituições. 

“Isso reforça o trabalho comprometido da universidade em todas as frentes, desde a Reitoria, coordenações, corpo docente e técnico administrativo. Trazendo o aluno no centro de todo o processo, entendendo que ele é parte primordial para o desenvolvimento pessoal e profissional e a construção de uma carreira de sucesso, por meio dos nossos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação (presencial e EAD)”, frisou. 

O pró-reitor Acadêmico ainda fez questão de ressaltar que em 2022, ano do Jubileu de Ouro da Unoeste, a universidade teve seu papel transformador para além do tripé ensino, pesquisa e extensão. “Principalmente na vida das pessoas. Como diriam nossos fundadores: a educação é um dos bens mais preciosos, o qual devemos sempre regar com carinho, atenção e cuidados, porque dela muitos frutos irão brotar".

Foto: Arquivo/Marketing Unoeste Dr. Creste, pró-reitor Acadêmico: “2022 foi importante para a Unoeste reforçar seu papel transformador no ensino, na pesquisa e na extensão"
Dr. Creste, pró-reitor Acadêmico: “2022 foi importante para a Unoeste reforçar seu papel transformador no ensino, na pesquisa e na extensão"

A diretora geral do Núcleo de Educação a Distância (Nead), Sonia Sanae Sato, diz que toda a equipe encerra 2022 com o coração cheio de alegria e com sentimento de dever cumprido. “Neste ano foram oito avaliações de reconhecimento de cursos de graduação, sendo sete com nota máxima 5, numa escala que vai de 1 a 5, e somente um curso com nota 4, alcançando também a excelência. Essas notas colocam a Unoeste entre as melhores do país”, considerou, enaltecendo que na universidade a metodologia empregada é pensada no aluno, de modo que ele chegue no mercado de trabalho preparado para os desafios que o mundo atual impõe.

Ela também enfatizou o esforço conjunto da Unoeste em oferecer um ensino de qualidade para que os seus alunos tenham oportunidades de aprendizagem relevantes e eficazes. Destacou como outros fatores que contribuíram para essas conquistas a infraestrutura física e tecnológica da universidade, as ações de acolhimento e acessibilidade, o suporte ao aluno, o quadro de professores capacitados, além do apoio psicopedagógico, possiblidades de participação em intercâmbios internacionais e práticas inovadoras. “Sabemos que o conceito de excelência não é a linha de chegada, pelo contrário, é um incentivo para que a EAD da Unoeste continue engajada para levar um ensino de qualidade para todo o País e ainda para o exterior. 

Para 2023, ela encerra dizendo que tudo já está sendo preparado e pensando de modo a receber os alunos da melhor maneira possível. “Estamos buscando incorporar cada vez mais inovação, tecnologia em tudo que preparamos para nossos cursos sem deixar de lado o humano, que faz toda a diferença e contribui de forma significativa para a qualidade que oferecemos.  Por isso convidamos a todos para virem para a EAD da Unoeste, que tem sua qualidade comprovada pelas recentes avaliações do MEC e do Guia da Faculdade. Não há o que temer, pois o aluno nunca estará sozinho. Nosso time de professores-tutores e técnicos-administrativos estão sempre a postos para prestar o melhor atendimento e permitir que a formação dos estudantes seja de qualidade”.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem