CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Acontece

WebRebrats conta com moderação da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Na última sexta-feira (22), a professora doutora Édima de Souza Mattos, coordenadora do Núcleo de Avaliação Tecnológica em Saúde (Nats) da Faculdade de Medicina da Unoeste, em Presidente Prudente, junto ao professor doutor Luiz Euribel Prestes Carneiro, vice coordenador e docente do curso médico e dos Programas de Pós-graduação em Ciências da Saúde e Meio Ambiente, e da bibliotecária Jakeline Margaret de Queiroz Ortega, participou de mais uma edição da WebRebrats que teve como tema norteador “ATS nas Graduações”.  Na ocasião, a Dra. Édima atuou como mediadora do evento que contou com a participação das convidadas Ana Isabella Arruda (Nutes/UEPB), Regina de Jesus Santos (Nats Hupes-UFBA/Ebserh) e Thisciane Pinto Gomes (Nats CH-UFC). 

O WebRebrats é um webinário mensal que aborda temas atuais e relevantes da área de ATS. A iniciativa tem como objetivo fomentar o debate entre os membros da Rede e os interessados na área, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da Avaliação Tecnológica em Saúde (ATS) no Brasil. Para a Dra. Édima, que esteve em Brasília acompanhada do Dr. Euribel e da bibliotecária Jakeline no 4º Encontro da Rede Brasileira de Avaliação Tecnológica em Saúde (Rebrats), realizado em outubro do ano passado. “Ainda não existem publicações especificamente da importância e abrangência da ATS dentro das graduações. Mas existem muitas publicações sobre a Avaliação de Tecnologias em Saúde por meio das quais vimos a importância, os benefícios que advêm dessa implantação efetiva da ATS na graduação. E não só nos cursos da área da saúde, mas em todas as áreas do saber. Tanto é que nós já desenvolvemos há dois anos uma revisão sistemática com meta-análise nas diferentes áreas do conhecimento”.

Para a docente, o trabalho se faz importante pois auxilia na ajuda da construção do pensamento crítico. “Todo esse trabalho faz com que o acadêmico consiga avaliar a melhor estratégia, a melhor tomada de decisão, não só na área da saúde, mas até na sua vida. Que tenha publicações sobre isso, na área do direito, no meio ambiente, em psicologia, em educação. Inclusive, nós acabamos de fazer uma ATS em educação aqui em Presidente Prudente. Então, é isso que vai tratar esse webinário, que é a importância, a abrangência e, até, a necessidade de aplicar avaliação de tecnologias como estratégias em todas as áreas do saber”.

Por fim, a Dra. Édima ressalta a importância da Unoeste estar presentes nessas ações de articulação. “Eu acredito que nós estamos ampliando horizontes e o reconhecimento em nível nacional é muito bom. Teremos aqui no mínimo mais de mil espectadores e o nome da Unoeste estará sendo representado aqui por essa moderadora. Então, para a Unoeste é um leque de conhecimento em todo o Brasil”, finaliza. 

Rebrats

A Rebrats é representada por diferentes órgãos governamentais como Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (SCTIE), Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS), Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT), Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF), o que torna o órgão com atuação em diferentes setores responsáveis pela saúde pública e privada no Brasil, em especial aos usuários do SUS.

GALERIA DE FOTOS

Alguma mensagem