CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Fipp doa 160 obras literárias para Lar Santa Filomena

Atividade é promovida pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Fipp doa 160 obras literárias para Lar Santa Filomena
Professores Emerson Dória e Édima fazem entrega para Alessandra (direita)
Foto: Matheus Teixeira Fipp doa 160 obras literárias para Lar Santa Filomena
Desde 2003, Faculdade de Informática une tecnologia e literatura

Como forma de incentivar a leitura desde cedo para a população, cada vez mais carente de literatura, por mais um ano o Lar Santa Filomena de Presidente Prudente recebe da Faculdade de Informática (Fipp) da Unoeste livros e e-books infantojuvenis. Desta vez são mais de 160 obras doadas à entidade, entre os físicos e os em formato de DVD, com animação, legenda e narração feitas por estudantes de Ciência da Computação e de Sistemas de Informação.

Passam a estampar a estante do lar livros como “A Moreninha”, “O Violino e Outros Contos”, “Uma Luz no Fim do Túnel”, “Guerra nas Galáxias”, “Sete Faces da Fábula” e DVDs como “Diário de um Banana”, “Peter Pan”, “João e Maria”, “Pequeno Príncipe” e “A Mula sem Cabeça”. “Essa coletânea traz um agregado de conhecimentos às nossas crianças e aos nossos adolescentes, vai retomar a importância de ler”, aprova Alessandra Mendes Abucarma, assistente de coordenação do Santa Filomena. Segundo ela, os educadores da instituição filantrópica irão usar os livros para fazer trabalhos com os acolhidos e atendidos.

As histórias contidas nas mídias que forem escolhidas como preferidas pela garotada ganharão versões em Língua Brasileira de Sinais (Libras). De acordo com a professora doutora Édima de Souza Mattos, coordenadora da atividade pela Fipp/Unoeste, “os acadêmicos usam ferramentas de tecnologia para a educação neste projeto, que tem uma história muito bonita e de resgate da cidadania”. A docente agora fica à frente de uma nova empreitada na Faculdade de Informática: o projeto “Enxergar através dos muros”, no qual promoverá visitas a museus, galerias de arte e pontos turísticos e arquitetônicos para “abrir os horizontes dos estudantes, a fim de que possam ultrapassar fronteiras e ampliar suas visões de mundo”.

O trabalho universitário da Fipp/Unoeste de doação de livros e produção de e-books envolve dois projetos de extensão interligados: “Informática e Literatura: Encontros e Diálogos”, criado em 2003, e “Tecnologia e Literatura Infantil: Sinergia para Inclusão de Pessoa com Necessidade Especial (PNE)”, existente desde 2011. O primeiro deles é premiado com o terceiro lugar (2009) no Prêmio Cidadania Sem Fronteiras, do Instituto da Cidadania Brasil e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. E o segundo também é reconhecido – detém a segunda colocação no mesmo prêmio (2011) e ganhou o 1º Prêmio Unoeste Solidária (2012).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem