CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Simpósio Jurídico discute tutelas provisórias no novo CPC

Evento do Direito ocorre até quarta-feira (16), com palestras nos períodos da manhã e da noite no campus II


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Simpósio Jurídico discute tutelas provisórias no novo CPC
Palestras noturnas são realizadas no salão do Limoeiro, no campus II
Foto: Mariana Tavares Simpósio Jurídico discute tutelas provisórias no novo CPC
Professor José de Oliveira Costa Filho, palestrante da primeira noite do evento
Foto: Mariana Tavares Simpósio Jurídico discute tutelas provisórias no novo CPC
Sérgio Ronchi, coordenador da graduação, com alguns dos palestrantes do Simpósio: Medeiros e Costa Filho

O novo Código de Processo Civil (CPC) – Lei 13.105, de 2015 – entra em vigor nesta sexta-feira (18). As mudanças são diversas e, por isso, merecem destaque no ambiente acadêmico. O 8º Simpósio Jurídico da Unoeste, que teve início nesta segunda-feira (14) e prossegue até quarta (16), trouxe como assunto central as tutelas provisórias – tema que teve importantes modificações no novo dispositivo. As atividades ocorrem nos períodos da manhã e da noite e têm como palestrantes professores da disciplina de Processo Civil no curso de Direito da Unoeste: Rachel Lopes Queiroz Chacur, José de Oliveira Costa Filho, Rosa Maria Guimarães Alves, Marcelo Farina de Medeiros e Adriana Aparecida Ligero.

Tutela significa proteção, e provisória, no direito processual, expressa algo que antecede o definitivo. “Trata-se de uma ferramenta para a prestação da satisfação do Direito quando não é possível aguardar o processo ou quando já existe uma garantia”, comentou Costa Filho, palestrante que abriu as atividades noturnas. Segundo ele, esse assunto teve uma grande modificação, muito diferente do que trazia o código de 1973. Na ocasião, o professor fez uma abordagem inicial, especificando as espécies, os requisitos e o cabimento de cada uma delas. “Estamos trazendo esse tema para os três dias do simpósio, mas é importante que todos os alunos se aprofundem nas alterações do novo código”, frisa.

Medeiros pontua que o novo CPC vem para simplificar o procedimento. Conforme ele, que ministrará a palestra na noite desta terça-feira (15) sobre “Procedimento na Tutela Provisória”, o novo dispositivo propõe os mesmos requisitos, “que são, basicamente, o fumus boni iuris [fumaça do bom direito] e o periculum in mora [perigo da demora], no caso da urgência e da evidência, que também visa inibir o manifesto protelatório do réu. Assim simplifica bastante, pois preveem requisitos únicos, facilitando a tutela jurisdicional do autor da ação”. Segundo o docente, houve uma modificação setorial no CPC de 2015, como, por exemplo, o tema sobre tutelas provisórias que foi antecipado. “Até então era trabalhado no 7º termo, mas com a mudança passou a ser trabalhado com alunos do 4º termo”.

Para a aluna do 7º termo da graduação, Thais Gomes da Silva, com as alterações das tutelas provisórias, é importante “que possamos discutir as principais mudanças, pois quem estudou este instituto precisa se aprofundar novamente, e para quem tem o primeiro contato, é uma chance de aprendizado a mais”.  Para a estudante, o evento é uma forma de ampliar conhecimento, inclusive é uma oportunidade para tirar dúvidas. “Principalmente, em razão da proximidade com os palestrantes, já que todos são professores do curso”, completa.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem