CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Trote do Bem arrecada recursos para controle de cães e gatos

Projeto de extensão, liderado pela Medicina Veterinária, é voltado para controlar população no Morada do Sol


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Trote do Bem arrecada recursos para controle de cães e gatos
Estudantes de diferentes cursos, Glaucia e Rosa, após instalação da exposição

O projeto “Castração é a Solução” tem seu início nesta semana com o Trote do Bem do curso da Medicina Veterinária e com o envolvimento do Direito, Comunicação Social, Design de Interiores, Artes Visuais e Pedagogia.  Com o caráter permanente e cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste, inserido em ação de responsabilidade social. A primeira ação de castração será no dia de 3 setembro, para cães e gatos que vivem nas ruas do Jardim Morada do Sol e Residencial Belo Galindo. São bairros do extremo sul da zona urbana de Presidente Prudente, nos quais ocorre com frequência o abandono de animais por moradores de várias partes da cidade. A iniciativa envolve a Casa da Sopa, instituição assistencial que atende moradores daquela região há 25 anos.

No hall do piso térreo do bloco B3, no campus II da universidade, foram instalados painéis com informações sobre o projeto de iniciativa da estudante de Medicina Veterinária, Juliana Petri Yoda. São imagens chocantes animais encontrados abandonados e maltratados. Também estão afixados textos sobre legislação de amparo e sobre saúde dos animais, incluindo os benefícios da castração. Alunos do curso de Direito contribuíram com as leis, os de Design de Interiores fizeram o logotipo do projeto e os de Comunicação Social cuidam das redes sociais, enquanto os de Artes Visuais e de Pedagogia irão oferecer cursos na Casa da Sopa e neste momento arrecadam livros para destinar às crianças e adolescentes da entidade.

Conforme Juliana, o projeto mobiliza nesta semana estudantes de todos os cursos e, dentro do possível, as informações serão levadas de sala em sala. Nos horários dos intervalos das aulas haverá a venda de camisetas e adesivos para pagar parte dos custos da castração que, ao longo do semestre, deve atingir 80 animais. Nas diferentes etapas do projeto serão envolvidos dezenas de estudantes de Medicina Veterinária, acompanhados por professores, juntamente com a diretora Glaucia Prada Kanashiro e a coordenadora Rosa Maria Barilli Nogueira. Pelos cursos de Artes Visuais e Pedagogia está à frente o professor Josué Pantaleão, que participou de reunião na Casa da Sopa, juntamente com a assistente social Luciane Barros, o presidente Edson Kuramoto, o pró-reitor Dr. Adilson Eduardo Guelfi, a coordenadora de ações extensivas gerais da Proext, Cidinha Martines e o assessor de integração comunitária, Darci Galbiati.

A exposição, divulgação e a venda de camisetas e adesivos ocorrem durante esta semana. As informações sobre saúde animal apresentam as vantagens da castração, dentre as quais estão: redução drástica do risco de doenças nas vias uterinas e câncer de mama, útero, próstata e testículos; eliminação da prenhez psicológica, comum em algumas fêmeas após o cio, o que ocasiona o aumento das mamas (muitas vezes com edema), produção de leite e irritabilidade; diminui o risco de fugas e brigas nas ruas, que podem ocasionar acidentes de trânsito graves e até fatais; acaba com os latidos, uivos e miados excessivos, que ocorrem por ocasião do cio; e eliminação dos estados de excitação por falta de cruzamento.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem