CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Vida plena e ativa na velhice depende somente do querer

Documentário exibido no 21º Fórum Municipal do Idoso mostra o quanto é possível manter a qualidade de vida


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Vida plena e ativa na velhice depende somente do querer
Judith Caggiano: atração do fórum, aos 86 anos

Além das experiências acumuladas, uma das vantagens dos idosos sobre as demais faixas etárias é ter a possibilidade de decidir o que quer fazer da vida; a menos que esteja preso aos preconceitos impostos por parte da sociedade, entre os quais pesa o de ser considerado incapaz. Exibido no 21º Fórum Municipal do Idoso de Presidente Prudente, na manhã desta terça-feira (3) no Teatro Universitário César Cava, no campus I da Unoeste, o premiado documentário Envelhescência mostrou o quanto pessoas com mais de 60 anos são capazes de manter vida plena e ativa.
 
Lançado em 2015 e premiado na Mostra Brazilian Film Series, em Chicago, nos Estados Unidos, o filme dirigido por Gabriel Martinez resultou da inquietação sobre como quebrar paradigmas na terceira idade; conforme Aidê Mercedes Torres que fez parte da produção e veio de São Paulo a Prudente, a convite dos organizadores da semana do idoso. Ela esteve acompanhada de Judith Rosa de Jesus Caggiano, de Santo André, personagem do documentário e que aos 86 anos esbanjou vitalidade e foi o centro das atenções.
 
Toda tatuada, Judith tem uma vida extremamente agitada. Arruma a casa, lava, passa, faz compras e cozinha. Mas isso é pouco para quem frequenta encontro de motociclistas, para os quais viaja na garupa do filho, e ainda curte as baladas noturnas. Contou que se descobriu para a vida aos 51 anos quando ficou viúva. Outros seis personagens do filme são exemplos pela dedicação ao trabalho e atividades como participar de maratona, saltar de paraquedas, praticar luta marcial, surfar e estudar medicina aos 76 anos, se formar aos 82 e começar a clinicar.
 
Os depoimentos de especialistas são de Alexandre Kalache, Mirian Goldenberg e Mário Sergio Cortella foram para atestar o quanto o idoso é capaz. O filme também está atrelado à 5ª Semana Intersetorial do Idoso: Viver a Envelhescência, que faz parte da ampla programação iniciada na segunda-feira (2) com o Circuito do Envelhecimento, no Hospital Regional (HR), e que terminará na sexta-feira (6) com festa na Vila da Fraternidade. “A ideia da semana é mostrar ser possível envelhecer com qualidade de vida”, disse a coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso, mantido no HR em parceria com a Unoeste, Larissa Sapucaia Ferreira Esteves.
Foto: João Paulo Barbosa Público participante do fórum no Teatro César Cava
Público participante do fórum no Teatro César Cava

 
O diretor administrativo do hospital Frei Jacó Silva comentou que a atual semana do idoso deve ser uma das mais festivas: pelo centenário de Prudente, pelo fato da obtenção dos selos Cidade Amiga do Idoso e Hospital Amigo do Idoso. A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Maria Helena Veiga Silvestre, também destacou a obtenção dos selos. Juntos estão envolvidos as secretarias municipais de Assistência Social e da Saúde, Coordenadoria Municipal do Idoso, Sesc/Thermas, Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso, Diretoria Regional da Saúde, Grupo Athia e Unimed Prudente.
 
A abertura do fórum foi com a coreografia Fantoches In Concerts, campeã por Prudente nos Jogos Regionais do Idoso (Jori), realizados em Marília, de 14 a 17 de setembro. A moradora da Vila Dignidade, localizada no jardim Humberto Salvador, Maria Cícera dos Santos, de 72 anos, esteve no fórum na condição de ouvinte. Para ela, eventos como esse valorizam o idoso e participar a faz sentir mais jovem. A alagoana que mora em Prudente desde os 12 anos de idade trabalhou como doméstica, sofreu infarto e, em 2008, se aposentou por invalidez.
 
Ela relatou que a vida do idoso não é fácil, principalmente se ficar inativo. Por isso, participa de várias atividades e faz parte do conselho municipal. Também pontuou como muito importante para idoso a atenção proporcionada por políticas públicas e em ação de particulares, como é o caso da Unoeste que lhe proporcionou tratar dos dentes.
 
Doação Farmácia – Justamente na Semana Municipal do Idoso foi realizada a entrega de produtos arrecadados pelo Trote do Bem, do curso de Farmácia da Unoeste, aos idosos moradores da Vila da Fraternidade. Na tarde desta terça-feira (3), os alunos do curso acompanhados da professora Rosângela Cristóvão Ferreira foram recepcionados pela coordenadora da vila Ana Paula Cabral e a nutricionista Cristiane Rosan Trombini.
 
Foram entregues produtos de higiene pessoal: creme dental, sabonete, cotonete, escova de dente, shampoo, condicionador, papel higiênico e fraldas geriátricas. O trote realizado como parte da programação de recepção aos calouros de Farmácia foi cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), assim como o 5º Simpósio Intersetorial do Envelhecimento.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem