CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pesquisadoras participam de evento mundial de pneumologia

Trabalhos produzidos junto aos mestrados em Ciência Animal e Meio Ambiente foram apresentados na França


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Pesquisadoras participam de evento mundial de pneumologia
Dra. Francis Pacagnelli durante apresentação no congresso em Paris

O maior evento em medicina respiratória do mundo, que é o Congresso Internacional ERS, foi realizado de 15 a 19 deste mês em sua 28ª edição, promovido pela Sociedade Respiratória Europeia e sediado em Paris. Conforme os organizadores foram mais de 1.800 participantes, de 86 países. As doutoras Francis Lopes Pacagnelli e Renata Calciolari Rossi, pesquisadoras vinculadas à Unoeste, participaram com apresentações de trabalhos. Foi uma oportunidade de atualização sobre os mais recentes estudos na área de pneumologia.
 
Renata conta que foram abordados vários temas, destacando doença pulmonar obstrutiva crônica, asma, doenças pulmonares de origem infecciosa e câncer de pulmão, entre outros. Para Francis, a experiência foi maravilhosa, por apresentar resultados de trabalhos e discutir com outros pesquisadores, renomados na área, sobre as alterações moleculares no coração, que são ocasionadas pela hipertensão pulmonar; entre os quais o Dr. Christophe Guignabert, do Centre Chirurgical Marie Lannelongue, Le Plessis Robinson, France.
 
Francis fez a apresentação oral do estudo de dois alunos no Mestrado em Ciência Animal, atualmente professores na Unoeste: Thaoan Bruno Mariano e Ana Karenina Dias de Almeida Sabela. Estudo financiado em R$ 160 mil pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), desenvolvido em caráter interinstitucional pela parceria junto a Unesp de Botucatu, com os professores doutores Katashi Okoshi, Antônio Carlos Cicogna e Robson Francisco Carvalho , também com o envolvimento da professora Ana Paula Coelho Figueira Freire, da Unoeste.
 
“Foi muito aprendizado e ainda ter a honra do trabalho ter sido escolhido para apresentação oral, uma vez que são poucos os estudos nessa modalidade”, diz Francis sobre o trabalho Molecular Mechanisms Involved in Early Stage of Pulmonary Hypertension: Experimental Study, ou seja: Mecanismos moleculares envolvidos no estágio inicial da hipertensão pulmonar: estudo experimental. Outra apresentação foi o pôster do estudo no doutorado do professor Flávio Danilo Mungo Pissulin, feita pela Dra Silke Weber, da Unesp em Botucatu.
 
O trabalho teve a colaboração de Francis e recebeu o título Is OSA na important risk factor for metabolic dysregulation in obese COPD patients? – A síndrome da apneia obstrutiva do sono é um importante fator decisivo para desregulação metabólica em pacientes obesos com doença pulmonar obstrutiva crônica? Renata apresentou em formas oral e Oral e pôster o trabalho Influence o air polution residues on the respiratory health of urban public transport drives in a city of São Paulo state/Brazil. – Influência dos resíduos da poluição atmosférica na saúde respiratória de motoristas de transporte coletivo urbano em uma cidade do estado de São Paulo/Brasil.

Este trabalho, apresentado nas versões oral e pôster, resultou da dissertação de Danillo Nascimento Vicente, no Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, com as participações dos alunos da graduação em medicina Camila Sousa Vilela, Isabela Santos Souza, Nathalye Fernanda Pedroso Dirsksen e Dr. Marcos Vinicius Pimenta Rodrigues. Outro trabalho apresentado por Renata na versão pôster foi Evaluation of nasal and pulmonar epithelium of mice submitted to acute exposure to acid herbicide 2,4 dichlorophenoxyacetc acid – Avaliação do epitélio nasal e pulmonar de camundongos submetidos à exposição aguda ao herbicida ácido diclorofenoxiacético.
 
A produção deste trabalho, também junto ao Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, envolveu Fabiola de Mello, Gisele Quinallia, Ana Marion, Fernanda Jorge, Laura Marinelli e a Dra. Ana Paula Favareto. “Este evento foi de grande importância, pois foi possível mostrar ao mundo pesquisas regionais relacionadas à poluição ambiental e suas relações com a saúde respiratória”, comenta Renata e diz que a participação no congresso, que este ano foi sediado na França, responde à proposta de internacionalização dos programas de pós-graduação, feita e avaliada pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação.
Foto: Cedida Dra.Renata Calciolari ao fazer a apresentação no congresso em Paris
Dra.Renata Calciolari ao fazer a apresentação no congresso em Paris

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem