CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Excesso de confiança eleva o número de acidentes no trânsito

Pesquisas desenvolvidas através do curso de pós-graduação em Psicologia de Trânsito da Unoeste contribuem para bem-estar da sociedade


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Excesso de confiança eleva o número de acidentes no trânsito
Especialização permite aos profissionais a atuação como psicólogos do trânsito
Foto: Gabriela Oliveira Excesso de confiança eleva o número de acidentes no trânsito
Interessados em participar ainda podem se inscrever; aulas iniciam-se neste sábado (14)


O curso de especialização em Psicologia de Trânsito da Unoeste desenvolve trabalhos relevantes para a sociedade como, por exemplo, avaliação da causa de acidentes, perfil do condutor, condução de automóveis por gestantes e comportamento do jovem motocicleta. Estas análises apontam que o excesso de confiança e a falta de informação, elevam significativamente o número de acidentes.

Sob a coordenação das professoras Regina Gioconda de Andrade e Zilda Rodrigues, a pós-graduação lato sensu já formou quatro turmas e fez diagnósticos importantes. Durante o estudo “Acidentes de trânsito e o perfil do condutor de São José do Rio Preto (SP)”, desenvolvido por Cláudia Regina Ferranti da Silva, foram verificados índices interessantes. “A Associação Preventiva de Acidentes e Assistência às Vítimas de Trânsito (Apatru) daquela cidade, revelou que 83% dos acidentes acontecem com o tempo bom, 58% ocorre durante o dia e 98% em vias asfaltadas”, explica Rodrigues.

Ela observa que o estudo constatou a importância da realização de ações preventivas e educacionais, visto que os condutores devem dirigir com cautela. “Estes números comprovam que os motoristas têm uma segurança demasiada e que provoca o descuido ao volante. Existe a necessidade de uma direção defensiva e também que os condutores e pedestres tenham paciência no trânsito”.

Já no trabalho de Patrícia Kadija intitulado “Gestantes no Trânsito”, Rodrigues afirma que a informação é a melhor aliada das grávidas. “Kadija constata que o cinto de segurança é usado de forma errada por essas mulheres e aponta também que a condução de veículos durante a gestação deve ser evitada, pois qualquer colisão pode afetar diretamente o bebê”.

A coordenadora salienta que a pesquisa “Comportamento do condutor jovem de motocicleta”, desenvolvida por Nelly Cristian Martins Pantano Volpe verifica que a combinação: jovem, motocicleta e álcool é muito perigosa. “Grande parte deste público apresenta imaturidade e egocentrismo, dirigindo de maneira arriscada. Nesta década, no país, a frota de motos elevou 369% e o número de mortes cresceu 506%, enquanto a quantidade de carros subiu para 88% e os acidentes para 57%. Estes números constataram também, que o risco de acidentes de carro caiu e os de motocicleta aumentou 107%”, diz.

Rodrigues esclarece que estas são algumas das informações obtidas através da especialização em Psicologia de Trânsito. “Uma das funções da universidade é contribuir com a comunidade na qual está inserida. Por isso, estes trabalhos são importantes para que as pessoas possam refletir sobre a situação na qual se encontram e também para a sociedade pensar em mecanismos de segurança e políticas de educação que possam minimizar os problemas relativos ao trânsito”.

Ela acrescenta que este curso é primordial para aqueles que desejam atuar como psicólogos na área. “Os interessados em participar desta pós ainda podem se inscrever. As aulas iniciam-se neste sábado (14). Vale lembrar que a procura é diversificada, com um público que origina-se de vários estados do país, inclusive de Rondônia. Poucas instituições que oferecem esta formação, são reconhecidas pelo MEC. A Unoeste é uma delas e além da excelente estrutura possui um corpo docente qualificado”, finaliza.

Serviço – Inscrições para a especialização em Psicologia de Trânsito podem ser feitas pela página da pós-graduação, no site da Unoeste. Mais informações pelo telefone (18) 3229-2097.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem