CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pesquisa avalia reprodução de cervo sambar em cativeiro

Estudo sobre características de reprodução constata predominância social de animal adulto como macho dominante


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Pesquisa avalia reprodução de cervo sambar em cativeiro
Ellyn Amanda Fonseca Martins durante a apresentação
Foto: João Paulo Barbosa Pesquisa avalia reprodução de cervo sambar em cativeiro
Momento de avaliação da dissertação pela banca
Foto: João Paulo Barbosa Pesquisa avalia reprodução de cervo sambar em cativeiro
Ellyn com os doutores Chacur, Caliê e Sandra Helena


Animais da fauna silvestre em cativeiro podem apresentar problemas de reprodução devido ao estresse provocado por estar fora do seu ambiente natural. Para saber como se comporta o cervo sambar – veado alto e de chifres grandes – a médica veterinária Ellyn Amanda Fonseca Martins desenvolveu pesquisa com a coleta e análise do sêmen de quatro machos da população de 22 animais dessa espécie abrigados no parque ecológico Cidade da Criança, em Presidente Prudente. Foi constatada a capacidade reprodutiva e a existência de dominância social pelo animal adulto como macho dominante.

Produzida para desenvolver a dissertação de mestrado em Ciência Animal, a pesquisa foi feita com a coleta de sêmen de quatro cervos, sendo dois com três anos e os outros com um ano e meio e um ano. Análises laboratoriais revelaram condições de reprodução mesmo em cativeiro, com a medição dos níveis de testosterona durante a estação reprodutiva que é a primavera. Os animais mais novos reagem submissamente aos mais velhos que são os indivíduos dominantes, donos de alta posição social em relação aos demais.

Para o orientador da pesquisa, doutor Marcelo George Mungai Chacur, a reprodução de animais de cativeiro deve ser compreendida com a finalidade de multiplicar as espécies, visando a preservação e continuidade das populações. A pesquisa serve para entender a fisiologia do animal e sua capacidade de reprodução, mesmo em cativeiro. O estudo em questão levou em conta algumas características a partir da análise da qualidade do sêmen.

O cervo sambar, cujo nome científico é cervus unicolor, tem origem asiática, pesa entre 90 e 120 kg, tem de 1,2 a 1,6 m de altura, sua dieta é vegetariana e reprodução é de um filhote por vez, com gestação que varia de pouco mais de sete meses (220 dias) e próxima de oito meses (235 dias). Recentemente, nasceram três cervos na Cidade da Criança.

O ineditismo da pesquisa foi elogiado pela doutora Sandra Helena Gabaldi Wolf, convidada para compor a banca de avaliação da dissertação junto às Faculdades Integradas Adamantinenses (FAI). A doutora Caliê Castilho, da Unoeste e membro da banca, disse que poucos pesquisadores trabalham com animal silvestre e sugeriu a Ellyn Martins que promova a publicação científica de sua pesquisa e remeta o artigo à apreciação da Colloquim Agrariae, revista da Unoeste, recém-indexada à base de dados Agris.

Durante a banca de avaliação, o doutor Chacur relatou a experiência de lidar com o cervo sambar, do qual destacou a destreza, classificando como espetacular. Fomada em Medicina Veterinária pela Unoeste, com especializações em clínica e cirurgia de pequenos animais e clínica e cirgurgia de animais selvagens e exóticos, Ellyn Martins responde pelos animais da Cidade da Criança. Sua dissertação foi aprovada e agora é mestre em Ciência Animal, pelo programa vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste. Sua dissertação recebeu o seguinte título: Caracterização do Sêmen do Plasma Seminal e Concentração Sérica de Testosterona em Cervo Sambar, Cervus Unicolor, em Cativeiro na Primavera.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem