CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

6º Mutirão do Lixo Eletrônico arrecada cerca de 80 toneladas

Em seis edições são 345 toneladas que receberam destinação correta e deixaram de poluir o meio ambiente


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa 6º Mutirão do Lixo Eletrônico arrecada cerca de 80 toneladas
Desta vez o e-lixo foi pré-selecionado, em classificação por tipo
Foto: João Paulo Barbosa 6º Mutirão do Lixo Eletrônico arrecada cerca de 80 toneladas
Mutirão mobilizou cerca de 200 voluntários durante o dia todo
Foto: João Paulo Barbosa 6º Mutirão do Lixo Eletrônico arrecada cerca de 80 toneladas
José Cristóvam, Angelita Lima e Rogério Alessi


O Mutirão do Lixo Eletrônico é um evento consolidado em Presidente Prudente. Em sua sexta edição, a arrecadação manteve a expressiva quantidade do ano passado: cerca de 80 toneladas. A novidade consistiu na pré-seleção do material, devidamente acomodado em carretas. Recolhimento e transporte feito pela Vertas – Gerenciamento e Transformação de Resíduos Tecnológicos, com sede na região do Grande ABC, em São Paulo: empresa nova na parceria. O volume de sábado (8), somado aos dos mutirões dos anos anteriores, aproxima de 345 toneladas de lixo tecnológico/eletrônico, o chamado e-lixo – com destinação correta e que deixou de poluir o meio ambiente.

Estiveram mobilizados, no Parque do Povo, nas proximidades da confluência da avenida 14 de setembro com a rua João Gonçalves Foz, cerca de 200 voluntários, sendo mais de 90% de alunos da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp/Unoeste), onde em 2009 nasceu a ideia do mutirão e somente naquele ano houve duas edições. Evento cadastrado junto à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), realizado em parceria com a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (Setec). “É uma parceria que deu um resultado muito bom”, afirma o prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (PTB).

Para o diretor da Fipp, Moacir Del Trejo, mais importante que a arrecadação do lixo é a conscientização. Sobre o envolvimento dos estudantes, comenta que quanto mais, melhor, por fazerem parte de um contingente de formadores de opinião. A pró-reitora Angelita Lima cita que no começo os alunos eram convocados, mas agora se oferecem para participar. “A cada ano amplia essa conscientização social e ecológica. A Proext, assim como toda a Unoeste, se sente honrada pelo serviço social e ambiental prestado à cidade de Presidente Prudente”, comenta.

Professor da Fipp e secretário municipal da Setec, Rogério Marcus Alessi, encerrou a sexta edição comemorando os ótimos resultados, evidenciando o trabalho de vários parceiros e a destinação o e-lixo a uma empresa certificada internacionalmente com o ISO 14 mil, que faz a descaracterização, em que mais de 94% retorna à cadeia produtiva, evitando o descarte no lixo comum e protegendo o meio ambiente. “Transformar o e-lixo em matéria prima também representa a redução de exploração dos recursos naturais”, pontua o responsável pela Vertas na ação em Prudente, José Cristóvam.

Entre outros envolvidos no mutirão estiveram a Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav), com seus agentes orientando o trânsito, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), com a oferta de água para um público estimado em mais de 4 mil pessoas, a Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco), com o serviço de limpeza, a Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente (Cooperlix), recolhendo caixas de papelão utilizadas para transportar e-lixo, as secretarias municipais de Obras, de Meio Ambiente e de Turismo, com caminhões para ajudar no transporte local, a Secretaria de Assistência Social e o Fundo Social de Solidariedade, com a coleta de televisores em funcionamento para doar a famílias carentes.

A Unoeste ainda esteve presente com o curso de Agronomia, distribuindo mudas de árvores e alunos envolvidos numa ação de registros fotográficos, com visões diferentes de cada objeto descartado. Fotógrafos de cursos da Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente (Facopp), da Fipp, Design de Interiores e Artes Visuais, orientados pelo professor Josué Pantaleão da Silva. A Web Rádio Facopp fez cobertura do evento, entrevistando autoridades e organizadores.

Por volta das 17h ocorreram os sorteios de prêmios, sendo que alguns ganhadores deixaram apenas o primeiro nome, mas com o telefone para contato. Os sorteados serão chamados esta semana à prefeitura para retirarem os prêmios. São ganhadores de dez bicicletas: Robson, Sonia Ishimi, Luizi Mazoli, Milton Tanaka, Joscilene Marcelo, Vitória Silva, Herbert Martins, Rodrigo Santos, Sérgio Augusto, Galdino Gonçalves e Roseli Soares. Os contemplados pelos outros prêmios foram Creuza da Silva Mambo (videogame), Roberto (tablet) e Elizabeth Medikal (notebook).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem