CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Adolescentes treinados pela Fipp são melhores do país na OBI

Projeto “Programando o Futuro” resulta em três medalhistas nacionais


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Adolescentes treinados pela Fipp são melhores do país na OBI
Helena Camargo, do Multiplus, ganhará medalha de prata
Foto: Matheus Teixeira Adolescentes treinados pela Fipp são melhores do país na OBI
Dobradinha de bronze para o colégio Braga Mello, com Arthur Furlan e Gustavo Chierici


Divulgados os quadros de medalhas da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) de 2013, o saldo é excelente para o projeto de extensão “Programando o Futuro”, da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp/Unoeste). Três adolescentes que foram capacitados entre 2012 e 2013 pelos professores da universidade estão entre os melhores do país! São eles: Helena Ambiel Corral Camargo (prata), Arthur Rossim Furlan (bronze) e Gustavo Brunholi Chierici (bronze), que participaram de uma competição do gênero pela primeira vez.

Helena, de 12 anos, está no 7º ano do ensino fundamental no colégio Multiplus. A filha de Ana Cláudia Ambiel Corral Camargo, coordenadora do curso de Zootecnia da Unoeste, atingiu 8.608 pontos e é a 47ª melhor do Brasil na modalidade iniciação nível 1. “Pode representar muito, principalmente pensando entrar em uma boa faculdade, para acrescentar no currículo e ter um futuro melhor”, diz sobre a conquista. Embora propensa ao Direito, a afinidade com a informática poderá ser determinante na escolha de uma profissão daqui a alguns anos.

Pela iniciação nível 2, Furlan, de 14, obteve o 90º lugar nacional, com 9.758 pontos. “Fiquei muito feliz e se tiver uma próxima vez quero tentar ser melhor, mas por ser a primeira vez já está bom”, declara o aluno do 9º ano do Braga Mello. Mesmo que futuramente não trabalhe diretamente com informática, ele acredita que é fundamental ter conhecimento na área. O amigo de escola, Chierici, 12, do 7º ano, também avalia que a medalha serve de estímulo para continuar os estudos. “É um resultado muito bom, vou levar para o resto da minha vida”, diz ele, dono do 105º lugar nacional na iniciação nível 1, com 7.300 pontos.

Como o objetivo do “Programando o Futuro” é possibilitar aos mais jovens conhecer a área de computação e informática, receber destaque nacional é uma superação de expectativas, segundo Emerson Silas Dória, coordenador de cursos da Fipp. “Tivemos uma participação voluntária muito grande, e alguns alunos se destacaram muito, inclusive os medalhistas. O projeto está crescendo e pretendemos, na terceira temporada, que iniciará em 2014, projetando a OBI de 2015, incluir as escolas da rede pública”. A temporada atual do projeto, focada na OBI de 2014, tem cerca de 30 estudantes participando.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem