CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Organização e relevância do Enepe são aprovadas acima de 86%

Avaliações feitas pelos participantes e a externa são debatidas visando aprimorar a próxima edição em 2014


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Organização e relevância do Enepe são aprovadas acima de 86%
Participantes da reunião conduzida pelo Dr. Garcia Júnior
Foto: João Paulo Barbosa Organização e relevância do Enepe são aprovadas acima de 86%
Dra. Zizi agradecimento a todos pelo sucesso do Enepe 2013
Foto: João Paulo Barbosa Organização e relevância do Enepe são aprovadas acima de 86%
Pró-reitoras Zizi Trevizan e Angelita Lima com os participantes da reunião


Cerca de 600 participantes do Enepe 2013 – o Encontro de Ensino Pesquisa e Extensão da Unoeste – se manifestaram em avaliar o evento, utilizando o canal eletrônico disponibilizado para tal fim. No quesito organização e relevância de temas, considerando quatro momentos principais, a aprovação superou a 86%. Também foram contempladas outras questões pontuais, considerando aspectos positivos e negativos. O mesmo ocorreu com a avaliação externa feita pela Dra. Renata Portela Rinaldi, convidada junto ao Departamento de Educação e ao Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp em Presidente Prudente. Os dados foram disponibilizados aos envolvidos na organização, em reunião na manhã desta terça-feira (19), ensejando debates voltados em aprimorar a próxima edição, a de 2014, e assim por diante.

O maior índice de aprovação foi para a sessão de abertura do Enepe, com 89,9%, na qual o teólogo, escritor e professor doutor Leonardo Boff proferiu a conferência “A universidade e a ética na construção da sociedade”, em consonância com o tema do Enepe, realizado na última semana de outubro, que foi “Ciência, tecnologia e sociedade: a universidade na construção da identidade profissional”. Para o mesmo quesito, sobre a abertura do Encontro Anual de Ensino Superior (Enaens), a aprovação foi de 86,5% para a conferência com a Dra. Marilu Diez Lisboa, da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), sobre o tema “Desafios da docência: como formar a geração atual contribuindo com o processo de construção da sua identidade profissional”.

Sobre o Encontro Anual de Pesquisa Institucional de Iniciação Científica (Enapi) o índice foi de 88,5% em relação à conferência do Dr. Eduardo Augusto Tomanik, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que discorreu sobre “Ciência, tecnologia e sociedade na construção da identidade profissional”. Para o Encontro Anual de Extensão (Enaext) o índice ficou em 84,5%, relacionado à conferência “A extensão universitária na construção da identidade profissional, ética e cidadã”, pela Dra. Rita Melissa Lepre, da Unesp em Bauru. De forma geral, a aprovação foi de 90,5% considerando a estrutura e logística do Enepe, que abriga do Enaens, Enapi e Enaext. Entre as citações, aparece a palestra de encerramento do Enaens, com o Dr. César Nunes, da Unicamp, que falou sobre a construção da identidade profissional.

Numa avaliação ainda parcial, a Dra. Renata evidenciou como positivo o fato do Enepe contemplar os eixos ensino, pesquisa e extensão, permitindo ao público escolher o que tem mais afinidade e, isso, alimenta o fluxo de participantes todos os dias. Entre as sugestões, pontuou que a Unoeste deveria produzir uma publicação exclusiva sobre as atividades de extensão. A reunião de hoje serviu também para apresentar o balanço financeiro com saldo positivo e a confirmação de mais de 3 mil inscritos. Dos 1023 trabalhos, 663 resultaram de produção científica na Unoeste e 360 de outras instituições, sendo que 26 escolas de ensino superior, de oito estados brasileiros, estiverem representadas.

Entre os presentes na reunião, o coordenador do curso de Gestão Comercial, Wilson Lussari, disse considerar que o Enepe 2013 foi o melhor da história. “Muito bem organizado, embora com algumas falhas pontuais. O que era mais gritante foi sendo trabalhado ao longo dos anos. O Enepe se tornou autônomo; independe de pessoas. Entra um, sai outro, ele continua. Tem contemplado a cultura da instituição. Este foi realmente o ano da maturidade do Enepe na Unoeste”, disse com relação a ter sido a 18ª edição e por chegar nela com o amadurecimento que se espera ao atingir a fase adulta, numa alusão à idade em que o brasileiro se vê na condição jurídica da maioridade, respondendo e podendo assumir diferentes compromissos sociais, econômicos e políticos.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Dra. Zizi Trevizan, disse que desde 1996 o Enepe experimenta um processo de evolução, resultado de um trabalho coletivo institucional. Falou sobre a transição de gestão promovida pela Reitoria da Unoeste, iniciada em 2011, com a nomeação da Dra. Angelita Lima para a Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext). Agradeceu o respeito e a confiança mútua, para dizer que se encontra nos últimos dias como pró-reitora, mas que dará continuidade ao trabalho docente e como pesquisadora vinculada ao mestrado em Educação, além do que permanecerá em algumas comissões e também atuará nas futuras edições do Enepe. Agradeceu a todos e sobre o Enepe 2013 fez menção especial ao Dr. Jair Rodrigues Garcia Júnior à frente da Coordenadoria Central de Pesquisa (CCPq).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem