CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudo sobre saúde é divulgado em jornal científico inglês

Pesquisa médica está publicada no Journal of Medical Microbiology Case Reports


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Estudo sobre saúde é divulgado em jornal científico inglês
Autores do artigo: Dewton Vasconcelos, Mauricio Madofe e Luiz Euribel Prestes Carneiro, professor da Unoeste


Mais um ponto positivo no saldo de pesquisas da Unoeste divulgadas somente neste ano! Um artigo recente de saúde, que retrata um caso clínico de insuficiência respiratória aguda grave, com autoria do professor doutor Luiz Euribel Prestes Carneiro, do curso de Medicina da universidade, foi publicado na revista científica Journal of Medical Microbiology Case Reports, da Sociedade Britânica de Microbiologia Clínica. Está em inglês e pode ser lido na íntegra aqui.

O paciente em questão apresentou o quadro em 2002 e 2012, sendo “diagnosticada pneumonia produzida pelo fungo Pneumocystis jirovecii, além de candidíase oral e esofágica, micro-organismos que só são patológicos em indivíduos com imunossupressão severa, como aqueles com HIV/Aids, em químio ou radioterapia, com doenças autoimunes descontroladas ou câncer avançado”, conforme relata Prestes. No entanto, não tinha esses diagnósticos, e a partir de averiguação “pôde-se concluir que em indivíduos sem HIV, os clínicos deverão estar atentos para uma possível associação entre imunossupressão moderada e doença pulmonar obstrutiva crônica na indução de pneumonia grave”.

Para chegar a essa consideração, o doutor e os demais autores, os imunologistas Dewton Morais Vasconcelos e Mauricio Madofe, fizeram investigação para imunodeficiência primária, já que o quadro de pneumonia era recorrente e grave, sem outro diagnóstico. De acordo com relato técnico de Prestes, resultou “na identificação de hipogamaglobulinemia, diminuição de linfócitos B CD19+, níveis reduzidos de IgG e subclasses de IgG”. Ainda de acordo com o professor da Unoeste, o agravante para surgir a pneumonia foi por o paciente ser fumante e ter doença pulmonar obstrutiva crônica.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem