CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Gastronomia promove degustação de garde manger

Iniciativa encerrou atividades desenvolvidas em disciplina que integra a grade curricular do 2º termo da graduação


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Débora André Gastronomia promove degustação de garde manger
Futuros gastrólogos elaboraram pratos e coquetéis com muita criatividade
Foto: Débora André Gastronomia promove degustação de garde manger
Canapés e finger food despertaram o paladar dos degustadores
Foto: Débora André Gastronomia promove degustação de garde manger
Iniciativa estreitou a relação da universidade com a comunidade externa


Conhecido também como cozinha fria, o garde manger é um segmento que atua na elaboração de cardápios para eventos que vão de um simples coffee break até coquetéis sofisticados. No exterior está presente nas cozinhas clássicas e se tornou indispensável em hotéis. Já no Brasil, uma pequena parte de restaurantes conta com esse setor específico.
 
Com o intuito de preparar os futuros gastrólogos para o mercado de trabalho, a graduação em Gastronomia da Unoeste oferece aos acadêmicos do 2º termo, a disciplina Garde Manger e como encerramento das atividades realizou na última sexta-feira (24), nos períodos da manhã e noite, uma atividade prática gastronômica, que contou com a participação de convidados.
 
A chef de cozinha e responsável pela disciplina Fernanda Neves explica que a iniciativa possibilitou uma aplicação dinâmica dos conteúdos estudados em aula. “Cada aluno recebeu uma lista surpresa com vários ingredientes e a partir daí teve que montar pratos como canapés e finger food (comida para comer com as mãos), que são deliciosos petiscos que não necessitam de talheres para serem servidos”, explica.
 
Segundo a professora, os universitários deram um show de criatividade. “Achei muito bacana a dedicação e empenho dos acadêmicos na elaboração dos pratos e coquetéis. Além disso, as pessoas que foram convidadas para a degustação, como familiares e amigos, se surpreenderam com as instalações da Unoeste, sendo que muitos já demonstraram interesse pela graduação”.
 
O coordenador do curso, Ulisses Dias de Souza comenta que a proposta permite aos universitários vivenciarem um pouco da futura atuação. “Outro benefício é que pessoas da comunidade conheceram um pouco do trabalho do gastrólogo”.
 
Nathália Ghiro Ferreira cursa o 2º termo de Gastronomia no período noturno. Ela comenta que essa experiência se aproximou bastante da realidade que terá após a formação superior. “Com muita pesquisa e criatividade misturamos cores e sabores, com o objetivo de deixar os pratos bem atrativos e gostosos. Elaborei opções como bolinho de carne de porco com abacaxi caramelizado e pimenta biquinho, canapé de cenoura com patê de peito de peru e gengibre, além de trouxinha de massa de beterraba recheada com ricota, espinafre, cogumelo e cream cheese. Posso dizer que todo esse envolvimento foi recompensador e me permitiu observar a reação positiva das pessoas depois que degustaram as nossas receitas”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem