CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste eleva conceito de qualidade em avaliação do MEC

Em divulgação mais recente, universidade obteve conceito 4 e algumas graduações atingiram a nota máxima (5) no CPC


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Arquivo/Unoeste Unoeste eleva conceito de qualidade em avaliação do MEC
Campus II abriga cursos de várias áreas do conhecimento como agrárias, engenharias, sociais aplicadas e humanas
Foto: Arquivo/Unoeste Unoeste eleva conceito de qualidade em avaliação do MEC
Graduações da saúde, das faculdades de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp), além da Informática (Fipp) estão no campus I


Atualizada em 19/12/2014

Mais uma vez a Unoeste mostra a sua evolução, que pode ser percebida em recente divulgação do Ministério da Educação (MEC). O indicador de qualidade, que avalia as instituições de educação superior, o IGC, Índice Geral de Cursos, aponta que a maior universidade do Oeste Paulista elevou seu conceito de 3 para 4, em uma escala que vai de 1 a 5. Inclusive, a Unoeste foi a única universidade do Estado de São Paulo a melhorar sua nota, conforme informado pelo jornal Estadão.

O cálculo do IGC é feito anualmente considerando, no caso das universidades, todos esses critérios: média dos últimos Conceitos Preliminares de Cursos (CPCs), média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino – graduação ou pós-graduação stricto sensu

Conforme o pró-reitor Acadêmico da Unoeste, Dr. José Eduardo Creste, a universidade reforça o seu compromisso com a formação de qualidade nas diferentes áreas do conhecimento. “Vale lembrar que o MEC tem considerações distintas para faculdade, centro universitário e universidade, dada a diferença de complexidade de cada um desses ambientes acadêmicos. Por isso, o conceito que obtivemos mostra o nosso crescimento e a consolidação, enquanto universidade, na oferta de educação de qualidade e inovadora”.

Os resultados foram publicados nesta quinta-feira (18) no Diário Oficial da União e já contabilizam as avaliações feitas em 2013, na qual participaram pela Unoeste os cursos de Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Fisioterapia, Zootecnia, Agronegócio e Radiologia.

Creste lembra que em relação aos conceitos individuais dessas graduações, que também foram apresentados, o MEC considera como parâmetro principal para a renovação de reconhecimento de curso, o conceito CPC. “Essa é a referência que engloba além do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) outros fatores importantes das instituições de ensino superior. Dessa forma, todas as graduações da Unoeste avaliadas nesse último ano, ficaram com conceitos 3, 4 e 5, dentro dos padrões de qualidade do MEC”, afirma Creste. Entre os destaques estão as graduações em Odontologia e Zootecnia, que atingiram o conceito máximo (5), nota considerada excelente.

Para Claudia de Oliveira Lima Coelho, diretora da Faculdade de Odontologia (Fopp), o resultado é fruto da atuação comprometida da direção, coordenação, professores e alunos, num trabalho embasado nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e na Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno). “Também colaboraram os investimentos em infraestrutura, possibilitando o melhor aprendizado aos futuros profissionais, a qualificação do corpo docente, muitos com mestrado e/ou doutorado, além do constante aprimoramento, como as mudanças propostas pelo colegiado e o Núcleo Docente Estruturante (NDE) na grade curricular e nas metodologias de ensino”.

Ana Claudia Ambiel coordena o curso de Zootecnia e concorda com Cláudia quando se refere ao importante comprometimento de todos, que de forma direta ou indireta, tornaram esse reconhecimento possível. “Entre os fatores está ainda a elaboração de um projeto pedagógico atualizado, permitindo a integração das disciplinas com base na tríade Ensino, Pesquisa e Extensão”.

Conceitos dos cursos – Segundo as informações divulgadas pelo MEC, além de Odontologia e Zootecnia, que ficaram com conceito máximo (5), os cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Radiologia alcançaram conceito 4. As graduações em Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Agronomia e Agronegócio obtiveram conceito 3 (dados referentes ao CPC – Conceito Preliminar de Curso). Já Biomedicina aparece sem conceito, pois não tinha alunos concluintes na época, sendo que em visita in loco para reconhecimento do curso obteve a nota 4.

Diferencial – A Unoeste é a única instituição particular da região Oeste Paulista a oferecer cursos de mestrado e doutorado recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). São exemplos o mestrado e doutorado em Agronomia, os mestrados em Ciência Animal, Educação, além de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Esses programas são bem conceituados pelo órgão federal, colaborando para o crescimento contínuo da universidade.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem