CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Proext envia revistas e gibis para bibliotecas comunitárias

Mais de 1,5 mil publicações são entregues para serem disponibilizadas à leitura em espaços de acesso público


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Proext envia revistas e gibis para bibliotecas comunitárias
Revistas e gibis doados à Betesda pela Proext/Unoeste
Foto: João Paulo Barbosa Proext envia revistas e gibis para bibliotecas comunitárias
Adrielle: hábito de ler melhorou suas notas na escola
Foto: João Paulo Barbosa Proext envia revistas e gibis para bibliotecas comunitárias
Entrega das revistas e gibis na sede da Associação Betesda


Mais uma vez o Trote do Bem da Unoeste contribui com moradores de bairros de Presidente Prudente.  Parte da arrecadação do projeto “Doe um livro e deixe sua marca...” é destinada pela Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) para ampliar o acervo de quatro bibliotecas comunitárias. São unidades mantidas pelo projeto Leitura Campeã, da Associação Betesda. Na condição de parceira, a Proext promove o envio de 1.570 revistas e gibis. Publicações arrecadadas junto à comunidade acadêmica, especialmente pelos calouros dos cursos de graduação.

Engajada no Trote Solidário, estimulado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), o “Doe um livro e deixe sua marca...” também destinará livros funcionais – como os de quebra-cabeça e jogo de memória –, de literatura infantil e de alfabetização para a brinquedoteca do Hospital Regional, instalada na ala de pediatria. Romances e publicações afins serão disponibilizados à leitura da própria comunidade acadêmica, em espaços de acesso e retirada livres, nos corredores dos campi I e II.

Criado em 2011 e conduzido pelo pedagogo Itamar Xavier de Camargo, o Leitura Campeã mantém bibliotecas comunitárias na 2ª Igreja Nova Jerusalém, no Pronto Atendimento 24 Horas e na sede da associação, todos no conjunto habitacional Ana Jacinta; e na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Villa Real, na zona oeste da cidade. Uma quinta biblioteca está planejada na UBS Mariana da Silva, no Jardim São Pedro, na zona leste. O acervo atual é de 5 mil publicações. Camargo comenta que os resultados são bons.

Crianças matriculadas nas atividades esportivas da associação são os melhores termômetros quanto ao interesse pelas bibliotecas. “Quando ingressam, respondem um questionário, no qual praticamente a totalidade revela distanciamento da leitura. Na rematrícula, no ano seguinte, aparecem respostas que revelam a aproximação da criança com a leitura, inclusive envolvendo a família”, conta Camargo e diz que o estímulo ocorre em vários momentos, como os do Piquenique Literário e do concurso de redação sobre leitura de livro, entre outros.

O coordenador do projeto que mantém o Blog Leitura Campeã vive tão intensamente sua iniciativa, surgida quando ainda era aluno da Unoeste, que acaba de produzir o livro A Verdadeira Liberdade, pela All Print Editora, com lançamento programado para o dia 24 de agosto deste ano na 23ª Bienal Internacional do Livro, no Anhembi, em São Paulo. Para Prudente será no dia 9 de setembro, no Centro Cultural Matarazzo. O livro é um relato de vivências sobre o papel da leitura na transformação de vida de uma pessoa.

Frequentadora assídua da biblioteca na Associação Betesda, Adrielle Ribeiro Abrahão, de 14 anos, afirma que mudou sua vida após adquirir o hábito da leitura. “Antes minhas notas eram baixas, entre 5 e 6. Agora, são no mínimo 8 e em várias disciplinas alcanço 10”, conta a aluna do 1º ano do ensino médio na Escola Estadual Francisco Pessoa, no Ana Jacinta. Entre os livros que mais gostou, cita o best-seller “A menina que roubava livros”, drama de autoria do australiano Markus Zusak.

Com a média de um livro por semana, Adrielle agora está lendo “A culpa é das estrelas”; consagrada obra do norte-americano John Green, que nessa publicação voltada ao público jovem narra o romance de dois adolescentes que se conhecem em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: a menina de 16 e o menino de 17 anos. Como os pais da colegial também cultivam o hábito da leitura, ela lê os livros que tem em casa, mas também retira livros na biblioteca comunitária da associação.

As novas doações da Proext foram feitas na manhã desta terça-feira (8), com a pró-reitora Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima representada pela coordenadora de ações culturais, esportivas e sociais Graziella Plaça Orosco de Souza. Revistas e gibis foram recebidos por Camargo e equipe, juntamente com algumas crianças inseridas nas atividades de esporte e leitura da associação que está prestes a completar 17 anos, fundada em 16 de maio de 1997, então para desenvolver trabalhos junto a crianças e adolescentes em situação de risco e de exclusão social, na zona leste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem